Santa Sé concede direito pontifício as irmãs Catarinas

Santa Sé concede direito pontifício as irmãs Catarinas

A notícia consta de um documento da Congregação para as Instituições da vida Consagrada e as sociedades de vida apostólica do Vaticano, datado de 22 de Agosto de 2016, dando conta da aceitação do Papa Francisco a 19 de Julho de 2016, analisados todos os pressupostos.

Segundo a Ir. Rosalina Beta Nebobo Walima, 48 anos, actual superiora geral, foi um processo que se deve a diligência do bispo diocesano de Benguela, pois foi em pouco tempo que se reuniu os papeis para as formalidades. “Para nós a rapidez é um milagre que nos deve empenhar para as próximas metas”, adiantou a Superiora

Os trabalhos foram lançados para a observação pontifícia em 2011, abertos com o desejo de fixar residência em Roma, onde as madres já têm uma casa, com responsabilidades missionárias para atender a presença no velho continente.

A congregação passando de direito diocesano para pontifício assume responsabilidades novas. O primeiro é de responder pelo “sentire cum ecclesiae”, no seu carisma em comunhão com o Papa e as instituições de vida consagrada no mundo. Antes, porém era a imediata comunhão com o bispo diocesano, por isso se chamavam direito diocesano.

A missa de acção de graças está agendada para o dia 16 de Outubro de 2016, na Se -Catedral e será presidida por Dom Eugénio Dal Corso.

{flexiaudio}19096{/flexiaudio}