Morreu o padre José Cachadinha

Morreu o padre José Cachadinha

Neste Domingo 14 de Maio, V de pascoa, partiu para a casa do pai Monsenhor Cónego José Domingos Alves Cachadinha, vítima de doença.

Monsenhor Cónego José Domingos Alves Cachadinha foi membro da Comissão Instaladora da Universidade Católica, de 1995 – 1999. Neste último ano, integrou a Comissão de Gestão da UCAN, como Director do Centro de Documentação e Informação, que na altura incluía a Biblioteca. Desde esse momento exerceu a função de  Director da Biblioteca da UCAN, cargo no qual realizou um trabalho significativo no apetrechamento e organização do acervo bibliográfico da UCAN. Afastou-se da vida académica em 2013 por motivos de saúde. E, em reconhecimento a todo o seu empenho e trabalho, foi nomeado, no dia 22 de Novembro de 2014, Professor Bibliotecário Emérito da UCAN e homenageado com a atribuição do seu nome à Biblioteca da UCAN.

Monsenhor Cachadinha nasceu no dia 6 de Julho de 1929, em Portugal. Chegou à Angola em  1949.  Formou-se em Teologia no Seminário Maior do Cristo Rei, na arquidiocese do Huambo.  Foi professor e prefeito no Seminário Maior de Luanda. Foi ordenado sacerdote na Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, na altura  Sé Catedral de Luanda. Em 1952 regressou à Europa e só voltou à Angola em 1995.

Nesta Terça-feira acontece o pelas 16h, na Igreja Paroquial de Nogueira (Viana do Castelo).

A Universidade Católica, convida todos os professores, funcionários, estudantes e amigos de Monsenhor Cachadinha para um minuto de silêncio, nesta Terça-feira pelas 12h30, frente à biblioteca da UCAN. E, comunica que será rezada a missa em sufrágio à alma deste filho querido da UCAN, às 16 horas, na praça da alimentação, a ser presidida pelo Magnífico Reitor, Padre Doutor José Vicente Cacuchi.