Primeiro Congresso Eucarístico Nacional “ CENA” movimenta igreja angolana

Primeiro Congresso Eucarístico Nacional “ CENA” movimenta igreja angolana

O evento histórico para a igreja angolana que tem lugar na arquidiocese do Huambo, decorre até o próximo dia 18 do mês em curso, sob o lema “ Reconheceram - no ao partir do pão”.

Os Congressos Eucarísticos, que surgiram recentemente na vida da Igreja como particular manifestação do Culto Eucarístico, devem constituem uma ocasião em que a comunidade local convida todas as Dioceses, de toda uma região, nação ou de todo o mundo, para que unanimemente se dediquem a considerar com maior profundidade um determinado aspecto do Mistério Eucarístico e a venerá-lo publicamente com vínculos de caridade e de unidade. É necessário que estes Congressos sejam um sinal autêntico de fé e de caridade, pela plena participação da Igreja local e manifestação da união com as outras Igrejas.

Mais que um evento social, o Congresso Eucarístico é um acontecimento de fé e de cultura, para formar o Corpo Místico de Cristo, para que o mundo conheça melhor o Mistério da Eucaristia. Nele podem ter-se Celebrações da Palavra de Deus, sessões de catequeses e conferências. Porém, o centro de todos os actos do Congresso Eucarístico é a celebração da Eucaristia.

O Isidro Chiteculo conversou com o Dom Luzizila Kiala, presidente da comissão episcopal de liturgia sobre os últimos acertos do Congresso que arranca nesta Quarta-feira.