Peregrinação Muxima do Toco: Conferência sobre juventude e família animam 1º dia

Peregrinação Muxima do Toco: Conferência sobre juventude e família animam 1º dia

A primeira conferencista foi a ministra da Juventude e desporto Ana Paula Sacramento que falou da Juventude e a família, e apresentou vários pontos que estão mal e que podem ser melhorados, com ajuda de todos. Pediu a juventude que se esforce mais nos projectos para que possam ajudar o governo. “ Angola hoje é jovem” disse Ana Paula Neto, “ sendo assim é essa juventude que tem que saber aproveitar as oportunidades, de escola, juventude, cursos profissionais e não só. A titular da pasta colocou um desafio a comunidade do Toco, quando apresentou o responsável do CNJ e da secretária da juventude na Huíla, onde nenhum jovem presente os conhecia” cartão vermelho para ambos” frisou a ministra, aconselhando a juventude a conhecer os seus responsáveis e as respectivas delegações.

A segunda conferencista foi a secretaria de Estado para a Família e acção social, e apresentou o tema “Recuperação do tecido humano e familiar”, em representação da ministra Vitória Correia, afirmou que a problemática depende igualmente das escolhas que cada um faz, tendo a mulher cristã uma dupla responsabilidade nesse desiderato, pois são boas testemunhas dentro da sua casa e na comunidade.

“Os pais têm a responsabilidade de comunicar aos seus filhos à medida que os mesmos vão crescendo para terem responsabilidade, cuidado com o seu corpo, material escolar, respeito pelos adultos, cuidado com a alimentação, entre outras actividades básicas”, referiu.

Declarou que se deve analisar as práticas e sentimentos que se emitem para as pessoas, para assim construir um lar em paz com seriedade, passando pelo respeito dos integrantes, as autoridades públicas e outras entidades sociais.

“Quando conseguimos harmonizar com o nosso coração, sentimentos e pensamentos, conseguimos harmonizar com qualquer pessoa ao nosso lado”, acrescentou.

Salientou que para construir uma família feliz, as pessoas têm primeiro de arquitectar a felicidade dentro de cada um, pois é responsabilidade individual e não do governo.

Já arrancou a VIª peregrinação a Nossa Senhora da Muxima do toco, na Arquidiocese do Lubango.

Fiéis de diversas comunidades religiosas, acorreram a povoação do toco, que dista a 40 km da cidade do Lubango, para juntos homenagearem a Nossa Senhora da Conceição a Muxima do Toco.