Semana Mundial das comunicações Dom Jaca apresenta mensagem do Papa

Semana Mundial das comunicações Dom Jaca apresenta mensagem do Papa

Dom António Francisco Jaca, começou por dizer que o Papa Francisco escreveu esta mensagem reflectindo um pouco sobre o IV poder a comunicação social e as redes sociais ocupam um lugar muito importante e o fenómeno das Feck news “ falsas notícias” estão presentes no mundo da informação não só nos grandes meios de comunicação mas também nas redes sociais.

A expressão fake news é objecto de discussão e debate. Geralmente diz respeito à desinformação transmitida on-line ou nos mass-media tradicionais. Assim, a referida expressão alude a informações infundadas, baseadas em dados inexistentes ou distorcidos, tendentes a enganar e até manipular o destinatário. A sua divulgação pode visar objectivos prefixados, influenciar opções políticas e favorecer lucros económicos.

A eficácia das fake news fica-se a dever, em primeiro lugar, à sua natureza mimética, ou seja, à capacidade de se apresentar como plausíveis. Falsas mas verosímeis, tais notícias são capciosas, no sentido que se mostram hábeis a capturar a atenção dos destinatários, apoiando-se sobre estereótipos e preconceitos generalizados no seio dum certo tecido social, explorando emoções imediatas e fáceis de suscitar como a ansiedade, o desprezo, a ira e a frustração. A sua difusão pode contar com um uso manipulador das redes sociais e das lógicas que subjazem ao seu funcionamento: assim os conteúdos, embora desprovidos de fundamento, ganham tal visibilidade que os próprios desmentidos categorizados dificilmente conseguem circunscrever os seus danos.

{flexiaudio}21750{/flexiaudio}