Apresentado o comité organizador do Congresso Nacional do Clero

Apresentado o comité organizador do Congresso Nacional do Clero

Sob o lema: “Sacerdote Homem de Deus Junto do Povo” foi lançado na manhã deste Domingo o primeiro Congresso Nacional do Clero.

O evento que se vai estender até Agosto de 2019, visa reflectir sobre várias questões que preocupam o Sacerdote na Igreja.

De salientar a presença Paternal de sua eminência Senhor Alexandre Cardeal do Nascimento, Arcebispo emérito de Luanda.

Participaram ainda na celebração alguns Bispos da Conferencia Episcopal de Angola e São Tomé, Dom José Manuel Imbamba, Vice-presidente da CEAST, Dom Gabriel Mbilingi Arcebispo do Lubango, Dom Zeferino Zeca Martins, Bispo auxiliar de Luanda e do secretário da Nunciatura Padre Michel.

As 19 dioceses e Arquidioceses de Angola estiveram representadas por um sacerdote.

Na celebração, Padre Correia Hilário secretário da comissão do Clero, fez o discurso de fim de mandato, onde agradeceu o empenho de todos os sacerdotes, Vós não imaginais o quanto é difícil sorrir com vontade de chorar…, o quanto é difícil partir com vontade de querer ficar... Mas, como Sacerdote aprendi que, Deus não nos indica lugares nem destinatários específicos para trabalhar na sua Igreja, apenas nos pede a obediência.

Hoje, chegando ao fim do meu mandato como Secretário Nacional do Clero, apresento o sincero agradecimento a Deus por ter permitido a abertura do Congresso e por ter inspirado a Dom Benedito Roberto digno Arcebispo de Malanje, que assumindo a presidência da Comissão Episcopal do Clero, constituiu o Secretariado Nacional do Clero, tendo-me nomeado Secretário Nacional do Clero, a 16 de Junho de 2014. Portanto, sou o primeiro Padre a desempenhar essa função a nível da Comissão Episcopal do Clero”.

Coube ao Padre Matias Timóteo, que fez a apresentação do comité organizador, que tem como coordenador geral Dom Benedito Roberto, Cónego Apolónio Graciano, secretário executivo, Padre Queiroz Figueira, porta-voz do comité organizador.

Ainda fazem parte do comité, Dom Pio Hipuniaty, Bispo de Ondjiva, Dom Vicente Carlos Kiazico, Bispo de Mbanza Congo, Dom Manuel António Mendes dos Santos, Bispo de São Tomé, Padre Américo Jeremias da Costa Gomes, Doutor Santos Domingos e Doutor Júlio Bango.

Para além do comité da coordenação geral tem as comissões que são 5.

A 1ª é a comissão de Liturgia, que fazem parte os padres, Araújo Pacheco da Silva, José Fila Cassule, Rufino Tchitue e Cónego Antero Beije.

2ª Comissão de Protocolo asseguramento e finanças, Padre Américo Jeremias da Costa Gomes, Doutora Filomena Correia Vitor, Doutor Santos Domingos, Doutora Ana Silva Geraldo, Doutor Júlio Bango e Doutor Tiago Dias.

3ª Comissão de logística alojamento e transporte, Padre José Fila Cassule e Padre Carlos Manuel Sangueve

4ª Comissão da Saúde, fazem parte os doutores, Miguel Gaspar, Rosa Bessa, Isabel Sessa, Antónia Constantino e Padre Manuel José Kissaque

5ª Comissão de comunicação e Imagem, padre Virgílio Joaquim Canário, Senhor Elísio Milton Victor, Senhora Vanda Marisa de Carvalho e Senhor Guilherme da Paixão.

O Congresso Nacional da Clero esta repartido em 3 painéis:

- Sacerdócio um Dom para vida

-Relações pastorais do sacerdote hoje

-Os actuais desafios do sacerdote em Angola

{flexiaudio}22164{/flexiaudio}