Apelos à distribuição justa da riqueza nacional, marcam abertura da VI Semana Social

Apelos à distribuição justa da riqueza nacional, marcam abertura da VI Semana Social

Uma missa marcou a abertura dos trabalhos da VI Semana Social, que tiveram inicio nesta Terça- feira 22 de Janeiro.

A celebração eucarística foi presidida pelo Arcebispo de Luanda e concelebrada pelos Arcebispo de Malanje Dom Benedito Roberto, do Lubango Dom Gabriel Mbilinge, e alguns sacerdotes presentes.

Na sua homilia Dom Filomeno destacou a figura do homem, dizendo mesmo que ele não constrói sozinho de forma isolada de modo circular, no seu particularismo a própria história.

O prelado acrescentou ainda que as situações humanas tornam-se eclesiais, as preocupações do homem pela sua existência, pela sua sustentabilidade, pelo seu desenvolvimento tornam-se teológicas.

O Arcebispo encerrou a sua homilia pedindo que aquele que é o princípio e a fonte do nosso agir, porque enquanto operadores sociais cristãos, enquanto sociedade cristã no meio da cidade dos homens, “ nós vamos pedir ao senhor que possamos continuamente ser no mundo este sinal, esta luz, esta semente de renovação da humanidade e de construção de um mundo melhor, a partir do próprio evangelho, da nossa fé, que nós não tenhamos medo e não escondamos a justiça de Deus mas que tenhamos a coragem e a força de com ele construirmos sempre novos mundos e um mundo melhor”

Depois da celebração seguiu-se o momento dos discursos de abertura, com destaque para o representante do papa Francisco em Angola, Dom Petar Rajic, Dom Filomeno Vieira Dias - Arcebispo de Luanda e o Representante Residente Interino do PNUD em Angola Henrik Larsen, onde destacaram a importância da Semana Social, defendendo a partilha justa das riquezas nacionais e mostraram-se preocupados com aquilo a que chamam de pobreza multidimensional que afecta mais da metade dos angolanos.

{flexiaudio}22741{/flexiaudio}

A Semana Social é um espaço social e eclesial que visa juntar a sociedade para um diálogo entre governantes e governados. A mesma conta com o contributo de especialistas nacionais e internacionais e com participantes vindos das diferentes Dioceses e Arquidioceses de Angola.