Dom Dal Corso deseja continuar sua missão pastoral como Cardeal em Angola

Dom Dal Corso deseja continuar sua missão pastoral como Cardeal em Angola

Dom Eugénio Dal Corso nasceu em Verona Itália, a 17 de Maio de 1939, é membro da congregação dos pobres servos da divina providencia, na qual emitiu os primeiros votos a 8 de Setembro de 1959. Foi ordenado sacerdote na sua terra natal Verona a 7 de Julho de 1963.

Depois de uma passagem por Argentina como Missionário, chegou a Angola em 1986, na Diocese do Uíge onde foi reitor do seminário maior diocesano de São Paulo, durante 6 anos.

Foi transferido para Luanda tendo ocupado o cargo de delegado provincial da sua congregação. Eleito bispo coadjutor de Saurimo a 30 de Dezembro de 1995 e ordenado Bispo a 3 de Março de 1996.

No dia 15 de Janeiro de 1997 tomou posse da cátedra de Saurimo como Bispo Diocesano, onde trabalho até Janeiro de 2008.

Em 2005 exerceu o cargo de administrador Apostólico da Diocese de Cabinda, enquanto Bispo Diocesano de Saurimo.

Foi nomeado pelo Papa Bento XVI, bispo de Benguela em 18 de Fevereiro de 2008 e permaneceu lá até Junho de 2018,sendo substituído por Dom António Francisco Jaca.

Na CEAST, exerceu as funções de Secretário-geral e presidente da Comissão Episcopal da catequese e evangelização.

A sua nomeação a 1 de Setembro de 2019 ao Colégio dos Cardeais é um reconhecimento do seu fecundo nas mais diferentes realidades eclesiais em Angola, Uíge, Luanda, Saurimo, Cabinda, Benguela e agora Cayundo Menongue, tem as marcas da sua paixão missionária.

A Congregação dos Pobres Servos em Angola, realizou uma celebração eucarística de acção de graça ao agora Cardeal Dal Corso.

Era visível a alegria que brotava no rosto dos sacerdotes e religiosos e religiosos antes, durante e depois da missa.

Em entrevista a Rádio Ecclesia o Dom Eugénio Cardeal Dal Corso, manifestou o desejo de continuar a sua nova missão como Cardeal em Angola, por isso pediu orações dos fiéis.