Frei Pedro Binji, novo Superior Provincial Capuchinhos

Frei Pedro Binji, novo Superior Provincial Capuchinhos

Nascido no município do Cubal, província de Benguela aos 28 de Junho 1970, o Frei Pedro Binji vai durante três anos dirigir a vida espiritual e fraterna dos seus confrades espalhados em diferentes fraternidades, no espaço eclesial da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST).

Com mais de 100 professos, a Ordem Capuchinha em Angola é das congregações religiosas que mais tem vindo a crescer no país, possui um Seminário menor na diocese do UÍge, médio e filosofia na Arquidiocese de Luanda e teologia, na arquidiocese do Huambo.

O novo superior que substituiu no cargo o frei Afonso Nteka, elegeu a formação e a preservação da identidade franciscana como os principais desafios do seu mandato e espera contar com a ajuda dos seus confrades.

A ordem Francisca conta actualmente com 15 fraternidades distribuídas nas diferentes dioceses de Angola, o superior cessante frei Afonso Nteka, que esteve durante oito anos a frente da ordem disse esperar que o seu sucessor continue a perpetuar a linha de actuação da ordem herdada dos primeiros missionários em Angola.

A Província Capuchinha de Angola foi erigida a 28 de Agosto de 2016, desmembrando – se da província de Veneza (Itália) e tem como padroeira Santa Maria dos Anjos. Depois de 68 anos de presença, na época moderna e 190 anos na época antiga, os Capuchinhos em Angola fizeram um longo caminho, com uma longa experiência, passaram por muitas vicissitudes gloriosas e trágicas. Conheceram períodos de paz, e de guerras, períodos de crise e de prosperidade. Foi uma história em crescimento até chegar aos dias de hoje.

Dom Vicente Carlos Kiazico, bispo da diocese de Mbanza Kongo, oriundo dos frades capuchinhos incentivou o novo superior provincial da Ordem a implementar na prática o que foi decidido durante o primeiro capítulo ordinário electivo dos Frades em Angola.

O novo superior dos frades capuchinhos em Angola, Frei Pedro Binji é Mestre em ciências da educação, especialidade de pedagogia pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma. Foi ordenado sacerdote a 23 de Maio de 2004, foi eleito durante o primeiro capítulo ordinário, que decorreu de 26 a 31 de Agosto em Luanda.