Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima já em solo angolano

Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima já em solo angolano

A Imagem Peregrina de Fátima de Portugal já esta em solo angolano desde as primeiras horas da manha desta Segunda-feira.

A vinda da imagem assinala os 60 anos da paróquia de Fátima.  

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima surgiu pela orientação da Irmã Lúcia de Matos, uma das videntes de Fátima. Segundo fontes do Santuário de Fátima, Portugal, foi oferecida pelo bispo da Leiria e depois coroada numa cerimónia solene pelo arcebispo de Évora, isto é em 13 de Maio de 1947. Depois disto, a Imagem peregrina, começou a percorrer por diversas vezes o mundo inteiro, incluindo o Continente Africano, levando consigo várias mensagens, sobretudo o de Paz e Amor.

Donde é que surgiu a ideia da sua peregrinação?

A origem da peregrinação da Imagem de Nossa Senhora de Fátima, remonta ao ano de 1945, pouco depois do final da Segunda Guerra mundial, que vitimou muita gente e destruiu grandes cidades e vilas. Diante deste clima difícil que se vivia, surgiu o Pároco de Berlim, Alemanha, o qual propôs que uma Imagem de Nossa Senhora de Fátima percorresse todas as Capitais e Cidades episcopais da Europa até chegar à fronteira da Rússia. Passado um ano, esta ideia foi retomada, em Abril de 1946, por um representante de Luxemburgo na ocasião do Conselho Internacional da Juventude Católica feminina.

No ano seguinte, 1947, a Imagem teve a sua 1ª viagem, percorrendo por mais de 65 Países dos vários continentes. Depois de um certo período, foi interdita de não sair mais e depois foi colocada na Exposição Fátima Luz e Paz e posteriormente entronizada na Basílica de Nossa Senhora do rosário de Fátima, Portugal, ao 8 de Dezembro de 2003.

Passados 11 anos, a Imagem retomou as suas saídas. Daí, no dia 12 de Maio de 2014 saiu para uma visita às Comunidades Religiosas Contemplativas e Dioceses existentes em Portugal (2015) para marcar a celebração do Centenário da Aparições de Fátima.

Ao longo dos tempos, houve uma grande procura da presença desta imagem em todo o Mundo. Para poder dar uma resposta aos vários pedidos vindos de todo o mundo, foram feitas várias Réplicas da primeira Imagem peregrina, perfazendo num total de Treze.

Por onde tem passado há relatos de uma boa aderência de multidões que acorrem a sua passagem; de significativos frutos pastorais e de abundantes graças alcançadas.

Em Angola, a Imagem peregrinou nos dias 13 até 24 de Maio de 2017. Foi uma visita histórica sendo a primeira vez depois da independência nacional, congregando vários peregrinos de vários estatutos sociais, vindos de todo o país sobretudo os de Luanda, Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, dirigida pelos Frades Menores capuchinhos, os quais fizeram a petição da sua vinda.

Segundo o programa, a imagem deve permanecer no aeroporto ate as 17 horas, altura que sai de lá ate a paróquia Nossa Senhora de Fátima ex São Domingos.