Director da pastoral juvenil reage a possibilidade de fuga de jovens angolanos inscritos na JMJ 2023

Director da pastoral juvenil reage a possibilidade de fuga de jovens angolanos inscritos na JMJ 2023

Estão cada vez mais próximas as jornadas mundiais da Juventude, Lisboa 2023, que decorrem de 1 a 6 de Agosto corrente.

A caravana Angolana ao evento vai por fases, os representantes angolanos começam a embarcar para o palco das jornadas a 25 de Julho.

O Padre Armando Norberto Pinho, Director para a Pastoral Juvenil católica revela os detalhes desta participação angolana a estas jornadas.

As várias Dioceses do país começaram já a realizar missas de envio  dos seus representantes que  se devem juntar em Luanda para o embarque.

De acordo com o Padre Armando Norberto Pinho, para estas Jornadas a caravana angolana vai mais reduzida, devido aos altos custos da deslocação.

A caravana angolana integra Bispos, sacerdotes religiosos e jovens, que levam a experiencia e o dinamismo da sua acção pastoral juvenil. 

Entretanto os jovens levam igualmente parte da sua cultura que pretendem partilhar com jovens de outras partes do mundo.

Em suma será um encontro de enriquecimento cultural, encontro e busca da unidade na diversidade das culturas que se irão cruzar em Lisboa.

Mais de 1500 participantes partem de Angola, entretanto são vários os angolanos a viverem em Portugal e noutros países, que já fizeram saber que vão estar em Lisboa no encontro juvenil católica com o Santo Padre. 

Entretanto as Jornadas da juventude não são apenas alegrias, há igualmente potenciais riscos, a espreita, a organização não tem dúvidas que esta ocasião possa ser aproveitada para a fuga migratória para a Europa, numa altura em que cresce entre os jovens esta tendência, o Padre Armando Pinho fala das medidas preventivas já em marcha.