
Frei António Mbuku, filho da Província do Uige, durante muito tempo trabalhou na Diocese de Mbanza Kongo, durante muitos anos, acaba de assumir o Cadeirão máximo da Congregação dos Frades Menores Capuchinhos ao nível de Angola, substituindo o Frei Patrice Fernando.
Ainda foram eleitos os frades:
°Frei Euríco Manual Francisco para as funções de vigário Provincial)
°Frei Barnabé Ngana (segundo conselheiro)
°Frei Moisés Lukondo ( Terceiro conselheiro)
°Frei Inácio Cassoma ( quarto conselheiro); formando assim o novo Conselho Provincial, para um mandato trienal renovável.
A Eleição ocorreu na Fraternidade Nossa Senhora de Fátima, em Luanda, durante o III capítulo Ordinário de 2025 que começou no dia 24 e termina no dia 31 de Agosto.
Os Freis Capuchinhos são chamados a viver sua missão e vocação como menores junto dos mais necessitados e dentro desse carisma, os Freis podem exercer diversas actividades, como, Professores, Psicólogos, Artistas, Poetas, Escritores, Padres, Assistentes Sociais, Enfermeiros e tantas outras possibilidades.
Vale sublinhar que nem todo Frei é Padre e cada um exerce uma função a partir de sua vocação específica.
Existem 3 ramos Franciscanos: Os Franciscanos Conventuais (OFM Conv), Franciscanos Capuchinhos (OFM Cap) e os Franciscanos Observantes (OFM Obs), que no século XIX foram chamados de OFM ou simplesmente "menores", os 3 ramos formam a grande Primeira Ordem fundada por São Francisco de Assis.
Os freis seguem o estilo de vida de São Francisco de Assis que fundou a sua Primeira Ordem em 1209, pondo em prática o que está escrito em Mt 10,9-10.
Update your browser or Flash plugin