Aberta Iª Assembleia Plenária Anual dos Bispos de Angola.

Aberta Iª Assembleia Plenária Anual dos Bispos de Angola.

Começaram no Kuito os trabalhos da Iª Assembleia dos Bispos.

Presentes estão todos os Bispos da CEAST. No acto de abertura Dom Gabriel Mbilingue, presidente da Conferencia Episcopal de Angola e são Tomé e Arcebispo do Lubango, começou por agradecer a Dom José Nambi, Bispo da Diocese do kuito por ter preparado as condições da Plenária, dando as boas a todos os fiéis do Kuito.

“ É uma novidade, pelo menos para os Bispos mais novos, em relação ao lugar habitual das nossas Assembleias” disse Dom Mbilingue, “ é uma ocasião favorável, para um contacto mais directo com a realidade desta igreja local, desfrutando do clima, mas sobre tudo da hospitalidade dos Bienos, quem sabe talvez no futuro, outras dioceses venham a dar continuidade ao que era hábito nos primeiros anos da existência da CEAST, as Assembleia se realizarem nas diferentes Dioceses e Arquidioceses” adiantou o prelado.

Dom Gabriel Mbilingue, falou da noticia da resignação do Papa Bento XVI”estamos a viver esta noticia num espírito de fé, rezando pelo Papa, como ele pediu e também para que o seu sucessor possa dar continuidade a esta missão que ele iniciou”, palavras de Dom Mbilingue.

A nomeação de dom Estanislau Tchindekasse, fez parte do discurso de abertura da Plenaria dos Bispos da CEAST.

Desde a última plenária tiveram em destaques vários acontecimentos, mas Dom Mbilingue fez questão de referenciar alguns, como a Celebração da Semana de oração pela Unidade dos cristãos, em Janeiro ultimo teve lugar pela primeira vez em Angola a segunda conferencia Pana africana da fraternidade católica, a associação Cristã das novas comunidades carismáticas. Uma outra actividade referenciada pelo prelado foi a Assembleia da ACGD, no seu 4º aniversário, com o lema”o amor ao próximo como critério de gestão”, a ocasião dessa assembleia serviu também para o lançamento do código de ética para gestores, empresários e dirigentes católicos, visando uma contribuição positiva na mudança de atitude dos seus destinatários e não so, a luz da doutrina social da igreja.

Na agenda dessa assembleia o destaque vai para a reflexão sobre o tema geral do triénio da pastoral da CEAST para 2014-2016. Depois de se viver outros triénio sobre diversos temas, todos tocando a vida, é altura de se interrogar sobre o testemunho que se presta enquanto discípulos de Cristo hoje em Angola, e repropor a nova evangelização no contexto de hoje e manha.

A celebração do congresso Eucarístico Nacional, merecera a atenção dos Bispos de Angola. A abertura do ano lectivo nas escolas católicas e seminários fazem parte da agenda da plenária dos bispos que esta acontecer aqui no Kuito.

Dom Gabriel Mbilingue termina pedindo aos Bispos para que reforcem as orações pelo Sumo Pontífice, nessa hora tão especial para o Papa e para a Igreja Católica.