Angola tem um carinho especial por Bento XVI.

Angola tem um carinho especial por Bento XVI.

Desde que a notícia da renúncia a cátedra de São Pedro foi apresentado pelo Papa Bento XVI, como é normal, os fiéis católicos de Angola sentiram-se agitados com a notícia e não é sem razão, Dom Gabriel Mbilingue em entrevista a Emissora católica.

É efectivamente o sucessor de São Pedro a quem Cristo confiou a missão de governar, defender e pastorear toda a igreja de Cristo. Quando o chamado chefe máximo aqui na terra da Igreja de Cristo, diz que vai deixar o seu lugar, a sua sede, a sua cátedra, a outra pessoa, mesmo tendo evocado as razões da idade e consequente debilidade física, em relação a um cargo de tamanha importância e que exige também do ponto de vista físico, alguém que esteja preparado, espiritual, e com bastante energia física.

De realçar aqui, que essa atitude é como, um Pai a dizer aos seus filhos, que para essa missão de grande responsabilidade, deve prosseguir com alguém que tenha saúde e energia física. Essa decisão não podia deixar ninguém indiferente, palavras de Dom Gabriel Mbilingue Presidente da CEAST.

A Igreja em Angola tem um carinho especial ao santo Padre, adianta Dom Mbilingue, que como pastores, Bispos das igrejas Diocesanas, têm como obrigação o dever de uma comunhão especial, porque pela ordenação se tornam membros do colégio apostólico, presidido pelo sucessor de Pedro.

De certa forma é como se o rebanho de repente sentisse que não tem ninguém a pastorear, diz o Arcebispo do Lubango.

O prelado em entrevista a Ecclesia fez questão de referenciar que o verdadeiro pastor da Igreja de Cristo é o espírito santo, e este não falta, até pode suprir algumas fragilidades humanas que possam eventualmente acontecer.

Dom Mbilingue adianta que o Papa tem isso tudo presente, não é por se tratar de Bento XVI, alguém que vem de um povo alemão, de grande responsabilidade, de um espírito tão forte em relação a fé, apaixonado pela verdade como esta no seu Brasão, tudo isso quando um homem de estatura moral, espiritual, com uma responsabilidade de um governo no mundo católico, diz “eu acho que não estou em condições físicas que permitam desenvolver o meu ministério Petrino com as exigências da hora actual” palavras de Bento XVI, citadas pelo presidente da CEAST. Isso mostra a estatura espiritual e moral de Bento XVI.

{flexiaudio}12377{/flexiaudio}