Comunicado de Imprensa - da CEAST

Comunicado de Imprensa - da CEAST

 

Conferencia Episcopal de Angola e S. Tomé

CEAST

 

Sob a presidência de S. Ex.cia Rev.ma Sr. D. Gabriel Mbilingi, Arcebispo do Lubango e Presidente da CEAST, decorreu de 25 de Fevereiro a 2 de Março do ano em curso, na sala de reuniões do Paço Episcopal do Kwito, a primeira Assembleia Plenária Ordinária que contou com a presença dos Prelados da Conferência, de modo especial do Bispo eleito do Dundo, D. Estaneslau Marques Chindekasse. Agradecimentos especiais foram dados ao Bispo anfitrião, sua Ex.cia Reverendíssima D. José Nambi e ao povo de Deus presente nesta diocese pelo acolhimento e pelas condições criadas para a realização condigna do encontro.

 Deliberações

Os Bispos presentes na Plenária aprovaram:

·         A Mensagem Pastoral “A Igreja ao Serviço da Vida”

·         O lema: “Ser Testemunhas de Cristo” e o tema: “Reavivar a fé em Cristo” do Triénio pastoral 2014-2016, com os seguintes sub-temas: “Missionários Enraizados em Cristo” (1º ano); “Reavivar a Fé no Povo de Deus” (2º ano); “A Paróquia como Centro de Irradiação da Fé: Repropor com Zelo e Ardor a Nova Evangelização” (3º ano).

·         A realização, em 2016, do Congresso Eucarístico Nacional, por ocasião da comemoração dos 150 anos do segundo período de evangelização de Angola.

·         As adendas ao Directório Pastoral da CEAST, bem como a sua reedição.

·          Os Estatutos da Comissão Episcopal da Cultura.

·         O Plano Estratégico da CARITAS Nacional para o quinquénio 2013 - 2017.

·         A indicação de D. Dionísio Hisiilenapo para Magno Chanceler do ICRA.

Conclusões e recomendações

1.    Os Bispos manifestaram solidariedade ao Santo Padre, o Papa Bento XVI, pela renúncia ao ministério petrino, ao mesmo tempo que agradeceram a Deus pelo seu pontificado marcado pela “verdade na caridade”.

2.    Partilhando sobre as obras sociais da Igreja, os Bispos constataram a envergadura e impacto de tais obras no país, lamentando a sua pouca divulgação e solicitando, outrossim, maior apoio por parte das entidades governativas para que tais obras continuem a servir a dignidade dos cidadãos.

3.    Manifestaram também outra grande preocupação pelo número grande de cidadãos sem Bilhete de Identidade, apelando a uma forte educação à cultura de tratar documentos.

4.    Sobre a Rádio Ecclesia, os Bispos instaram a Comissão Episcopal da Comissão Social no sentido de agilizar urgentemente o processo das rádios diocesanas junto das autoridades competentes para que as Dioceses com condições técnicas, materiais e humanas criadas possam começar já a emitir. 

5.    Reflectindo sobre as manifestações dos Movimentos carismáticos nas dioceses, os Bispos saúdam estas novas realidades eclesiais, todavia, reconhecem existirem alguns desvios, excessos e atropelos preocupantes que devem ser imediatamente corrigidos, tendo, para o efeito, recomendado melhor acompanhamento por parte de sacerdotes bem preparados do ponto de vista teológico e pastoral.

6.     Feita a análise das questões administrativas e pastorais nas dioceses e paróquias os Bispos recomendam maior rigor, disciplina e transparência na gestão dos bens eclesiais.

Audiências e celebrações

No decurso dos trabalhos os Bispos apresentaram os cumprimentos de cortesia ao Governador da Província do Bié, Sua Excelência Sr. Dr. Manuel Álvaro de Boavida Neto e receberam as seguintes delegações:

1.    Dois sacerdotes canonistas da Diocese do Sumbe que dissertaram sobre os procedimentos canónicos a ter em conta para a introdução dos processos de beatificação e canonização dos servos de Deus.

2.    A Senhora Anabela Belo do Departamento África e Próximo Oriente da MISEREOR com quem partilharam as linhas da nova estratégia de cooperação face aos novos desafios que se impõem.

3.    Representantes dos Reitores dos Seminários Maiores de Angola que falaram sobre a concessão e reconhecimento dos títulos académicos dos cursos superiores eclesiásticos ministrados nos Seminários de Angola.

4.    Alguns membros do corpo directivo da ACGD, encabeçados pelo seu Presidente, Dr. Zeferino Estêvão Juliana de quem receberam o balanço das actividades realizadas e por realizar em prol da Igreja.

5.    O Sr. Eusébio Amarante Rosário Guengo, Vice-Director da CARITAS nacional que apresentou aos Bispos o Plano Estratégico da CARITAS para o quinquénio 2013 – 2017.

Os Bispos foram também informados, pelos respectivos delegados, sobre a Plenária do SECAM a ter lugar em Kinshasa na primeira quinzena do mês de Julho do ano em curso e sobre os preparativos da participação dos jovens angolanos na Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.

Por fim, tiveram celebrações eucarísticas no Mosteiro Mãe de Deus, no Seminário Médio, e hoje, dia 2, numa solene concelebração, na Sé Catedral, os Bispos agradeceram a Deus pelo dom do pontificado de Bento XVI e visitaram o Cemitério Monumento onde renderam homenagem e rezaram por todas as vítimas da guerra em Angola, pedindo a Deus que continue a derramar abundantes bênçãos sobre os angolanos.

Kwito, 2 de Março de 2013

Os Bispos da CEAST