Santuário de Calulu eleito santuário Diocesano Mariano

Santuário de Calulu eleito santuário Diocesano Mariano

Breve história de Nossa Senhora Peregrina do Calulo

A fonte deste breve histórico de Nossa Senhora Peregrina do Calulo é o Reverendo Pe. Marcelino missionário da Congregação do Espírito Santo e então Superior da Missão de Santo António do Calulo – Libolo.

Conhecida hoje de Nossa Senhora Peregrina, é a mesma Nossa Senhora de Fátima, da Cova da Iria, de Portugal. Com os começos do Santuário do Calulo que no dia 12 de Maio deste ano será oficialmente erecto de Santuário Diocesano Mariano da Diocese do Sumbe, quisemos chamá-la de Peregrina pela peregrinação da sua Imagem na antiga Arquidiocese de Luanda por iniciativa de Sua Excelência Reverendíssima, Senhor D. Manuel Nunes Gabriel então Arcebispo de Luanda de que o Kwanza-Sul fazia parte. Ouçamos o Pe. Marcelino: “O Cinquentenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima for celebrado em toda a Arquidiocese de Luanda, sendo a parte principal do programa, a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora às várias comunidades cristãs da Arquidiocese, (Luanda, Malanje, Dalatando (Salazar),Saurimo (Henrique de Carvalho), Sumbe (Novo Redondo), Mbanza-Kongo e Uíje (São Salvador) e Cabinda).

A Imagem foi benzida no Santuário da Cova da Iria pelo Senhor Bispo de Leiria-Fátima e chegou a Luanda de avião pelas 9.30h do dia 11 de Maio de 1967. Luanda prestou-lhe  uma recepção apoteótica.

Até ao dia 29 de Maio a Imagem Peregrina percorreu as diversas paróquias da cidade de Luanda, tendo presidido no estádio dos Coqueiros às comemorações do 25º Curso de Cristandade de homens da Arquidiocese.

Depois de Luanda, a Missão do Libolo foi a primeira a acolher a Imagem Peregrina de Nossa Senhora. Pelas 9.00h do dia 29, chegou a imagem à Munenga. Acompanhavam-na os Padres Isaú Dinis e Huberto Verdjyk (irmão do Pe. Henrique Verdjyk, fundador da Legião de Maria em Angola). Vieram também duas irmãs da Congregação das Filhas de Maria: a superiora de Luanda, Irmã Celeste e a Ir. Raquel.

À entrada de Calulo a imagem Peregrina era aguardada por muitíssima gente. Como já era escuro, organizou-se a procissão de velas que percorreu o centro de Calulo e recolheu à igreja da Missão.

Na primeira Visita Pastoral que o 2º Bispo da Diocese do Sumbe fez a Calulo achou chegado o momento de o Santuário Mariano da Diocese poder nascer. Com um grupo de 30 peregrinos em camião aberto, nas estradas de Maio de 1998 começo a concretização do sonho do Bispo e dos diocesanos da então Diocese de Novo Redondo, e quase ininterruptamente, as peregrinações diocesanas se seguiram até hoje sempre com número crescente de peregrinos seguindo-se depois as peregrinações de grupos de fiéis de Angola cujo o movimento continua ainda.

A erecção oficial deste Santuário é consequência dos frutos espirituais recebidos de Maria pelos peregrinos. E foi propositadamente que não apressei a chegada deste momento o que me parecia viria a dar maior credibilidade ainda do acto que em breve realizaremos.

Historia feita por Dom Benedito Roberto Arcebispo de Malanje e Administrador Apostólico do Sumbe .