Missão dos Bangalas recebe visita de Dom Benedito

Missão dos Bangalas recebe visita de Dom Benedito

O arcebispo de Malanje Dom Benedito Roberto ,  já conclui a visita pastoral a missão dos Bángalas, a 160 kilometros a leste da cidade de malanje.

 A presença de Dom Benedito a missão visa proceder abertura do centenário da mesma.

Depois de 3 hora de viagem o Arcebispo chegou a missão e foi recebido pelas entidades administrativas tradicionais e fieis,  que com canticos e louvores davam as boas vindas ao pastor da igreja em Malanje.

Apos a recepção o prelado manteve um encontro com as autoridades tradicionais, durante o qual recebeu informações sobre a missão dos bangalas e falou dos objectivos da visita” estamos a celebrar o centenario da missão dos bangalas que será celebrado no dia 1 de Dezembro, vai ser antecidido de outros momentos. O centenario será celebrado em 4 lugares, o 1º será no Cunda-Dia-Baze no dia 29 de setembro, o 2º no dia 10 de Novembro xamuteba e kela.”

Ao encerrar a celebração Dom Benedito Roberto , visitou os esconbros da missão, distruida durante o conflito armado, visitou os tumulos dos fundadores da missão e manifestou no local o desejo de reconstruir a missão, acrescentando-” gostariamos de fazer algo para a missão, estruturas dessas são historicas demais para terminarem assim em ruinas”.

Fundada em 1913, a missão dos bangalas esta situada no municipio do Kela a 160 km a leste desta capital. A celebração do centinario foi aberta na sexta feira passada com uma missa de acção de graça presidida pelo Arcebispo local, o ponto mais alto acontecerá no dia 1º de Dezembro. Pastoralmente a missão dos bangalas engloba também os municipios Cunda-Dia-Baze e Xamuteba na Lunda Norte.