Bispos da CEAST preocupados com a expansão do Islamismo no País

Bispos da CEAST preocupados com a expansão do Islamismo no País

A segunda plenária dos Bispos da CEAST teve início esta quarta-feira em Luanda.

Um dos temas em reflexão é sobre a desafiante realidade das ceitas religiosas e do Islão em Angola.

Dom Manuel Imbamba Arcebispo de Saurimo e porta voz da CEAST em entrevista a Ecclesia , esclareceu que a Igreja Católica nada pode fazer para impedir a entrada de qualquer religião no país, o grave são as consequências que podem advir das entradas, das confissões “que denotam alguma intolerância, fundamentalismo, violência e perversão da própria cultura”.
Dom Manuel Imbamba assegurou que os católicos estão abertos ao convívio com os “irmãos de outras religiões” e disponíveis para viver no quadro da liberdade religiosa e de consciência.
O porta-voz da CEAST chamou a atenção para algumas situações em países onde determinadas religiões estão presentes. “Angola hoje tornar-se uma porta aberta para a entrada dessas religiões”, alertou o prelado defendendo a liberdade religiosa como um bem, mas advertiu que isso de modo nenhum significa que o país deva estar vulnerável a qualquer situação. “As seitas são um grande desafio para os bispos, que pretendem que sejam os próprios cristãos a responder aos grandes desafios.”

O islão deixou de ser novidade no país, esclareceu o porta-voz da CEAST, pois começam a surgir “algumas tendências de violência”, quer por parte dos angolanos, quer das pessoas que professam essa religião. “Nunca identificámos o islão com violência, mas há casos que podem criar estas situações.”  O bispo insistiu na necessidade de se ter “responsabilidade, ponderação e diálogo”, pois há países que financiam a expansão do islão com finalidades políticas. “Devemos estar prevenidos contra essas situações e também nos casos de violência na Nigéria, República Centrafricana e no Médio Oriente.”

O Arcebispo do Lubango presidente da CEAST e do SECAM, na abertura da IIª assembleia plenária, começou por fazer um olhar retrospectivo em relação a alguns acontecimentos que marcaram a vida da igreja desde a Iª assembleia plenária deste ano realizada em Março na cidade do Kuito-Bié, começando por destacar a nível de toda a igreja católica a eleição do Papa Francisco a 3 de Março e do início do seu mistério petrino a 19 de Março, destacando ainda a Jornada Mundial da Juventude, realizada em Junho no Brasil Rio de janeiro. Em relação as actividades da CEAST, Dom Mbilingue destaca, a nomeação e ordenação e tomada de Dom Estanislau Tchindekasse e de Dom Luzizila Kiala, respectivamente Bispo do Dundo e do Sumbe.

O retiro espiritual dos bispos da CEAST no Lubango de 17 a 21 de Setembro. A réplica da imagem de NªSrª da Muxima entronizada no santuário de Loran na Argentina a 14 do mês de Abril; A tomada de posse da Comissão de Gestão da UCAN a 11 de Junho enquanto se aguarda a nomeação do seu reitor e outros membros de direção”.

O presidente da CEAST prosseguiu com os destaques das actividades que os Bispos da CEAST efectuaram de Março até ao momento, uma delegação da CEAST foi recebida no dia 17 de Julho por sua excelência o senhor Vice presidente da republica de Angola o engenheiro Manuel domingos Vicente para tratar de assuntos pertinentes da igreja católica pendentes a vários anos com destaque para a questão da Radio Ecclesia e da construção da Basílica da Muxima. Vários bispos celebraram bodas de ouro sacerdotal, casos de Dom Francisco Viti e Dom Eugénio Del Corso, ou de bodas de pratas episcopais como é o caso de Dom Fernando Guimarães Kevano. Uma delegação da CEAST participou da Assembleia plenária de SECAM de 8 a 15 de Julho que teve lugar em Kinshava república democrática do Congo e que elegeu Dom Gabriel Mbilingue para presidente desta instituição continental.

Da agenda da presente plenária o Arcebispo destacou o seguinte:” estamos no fim do triénio pastoral da CEAST sobre a família, 2011 foi “família e matrimonio” 2012 “família e reconciliação” e no corrente ano “família e cultura”. Em 2014 terá inicio o triénio sobre “a nova evangelização missionários enraizados em cristo”, este serão principal assunto da presente plenária. Outro tema pertinente é o do estúdio e dinamização da pastoral dos migrantes e itinerantes, trata-se de uma pastoral que exige cada vez maior atenção por parte da igreja no contexto do mundo e de Angola em particular.

A questão da vida tão banalizada hoje esta no centro das preocupações pastorais dos Bispos, dai então a insistência do tema sobre o aborto fazendo com que os bispo no final desta assembleia seja apresentada mais uma mensagem sobre a mesma.

Ainda preocupa aos bispos as crianças acusadas de feiticeiras, resultando da mentalidade feiticista no seio da mentalidade cristã angolana, para o qual o Papa emérito Bento XVI chamou a atenção dos bispos, tanto na sua visita apostólica a Angola em Março de 2009, como durante a visita ad limina postolorum em da CEAST em Novembro de 2011.

Em análise na IIª plenária dos Bispos estarão os relatórios das dioceses e das comissões de pastoral da CEAST, completaram os trabalhos dando uma panorâmica da situação eclesial, social e politica, dos dois países Angola e São Tomé, favorecendo uma pastoral que responda aos reais desafios da vida da igreja no contexto actual.

No domingo dia 27 de outubro, terá lugar o encerramento a nível nacional do ano da fé, que terá a sua conclusão a nível de toda a igreja católica no dia 24 de Novembro festa de Cristo Rei do Universo em Roma.

O assunto dos convénios entre as dioceses e os institutos religiosos que nela trabalham, merecerá igualmente a atenção dos Bispos.

Dom Gabriel que fez o discurso de abertura da IIª assembleia plenária da CEAST, no final agradeceu a presença de todos, reiterando as boas vindas e augurar com a assistência do espirito santo e a intercessão maternal da Virgem Maria estrela da evangelização, sucessos nos trabalhos desta semana, do encontro dos pastores da igreja de Angola e São Tomé e Príncipe, declarando aberta a sessão.

{flexiaudio}13651{/flexiaudio}