“Deus tem sede do ser humano e não perde paciência para o converter”

“Deus tem sede do ser humano e não perde paciência para o converter”

Palavras do Bispo emérito do huambo, Dom Francisco Viti que celebrou no terceiro domingo da quaresma no santuário de NªSr.ª de Fátima, realçando na sua homilia que Deus tem sede do ser humano e não perde paciência para o converter, adiantando que quando nos afastamos de Deus por causa do pecado, Deus nunca hesita em ir ao nosso encontro. Deus pede esmola da nossa caridade e conversão disse Dom Viti.

Deus é amor e como ele é amor, e nós pelo pecado nos afastamos dele, passa pelos caminhos da liberdade da pessoa humana” bate a porta eu preciso de ti para o teu bem”.

Dom viti disse ainda na sua homilia que Jesus ao assumir a sua condição humana, quis ser semelhante ao ser humano menos no pecado. No final da celebração Dom Francisco Viti, fez menção as conclusões saídas da ultima reunião dos bispos da CEAST, tendo manifestado a preocupação manifestada pelos bispos em relação aos movimentos que estão a surgir em algumas paróquias das dioceses de Angola, sem o conhecimento dos párocos, nem autorização da entidade eclesial competente, dizendo mesmo” estes movimentos devem ser analisados a teor do código de direito canónico e do diretório pastoral que é a única instancia com autoridade para se pronunciar sobre a conveniência ou não da existência destes grupos ou movimentos, os quais nunca poderão ser formados sem aprovação do Bispo diocesano”. Dom Viti reforçou dizendo que tais movimentos não têm base de uma fé solida, dada a experiencia já vivida, e um exemplo foi apresentado pelo prelado do movimento de renovação, que deixam os membros a margem do sacramento, frequentam os grupos, todos os dias, mas as almas se perdem porque não mudam de pensamento. Dom Francisco Viti encerra apelando aos fieis a terem consciência da Quaresma como momento de conversão.