Missa crismal celebração é antecipada em algumas dioceses

Missa crismal celebração é antecipada em algumas dioceses

A missa Crismal é presidida tradicionalmente na quinta-feira santa no período matinal.

A referida missa só pode ser celebrada por um bispo, pela sua natureza litúrgica.

 Na mesma missa o Bispo benze os óleos de catecúmenos que serve para a administração do sacramento de baptismo, e o dos enfermos que é usado na unção dos enfermos, e consagra o óleo de crisma que serve na administração dos sacramentos de baptismo e ordem, como é de costume na Igreja Católica.

Também na mesma celebração, os sacerdotes renovaram publicamente as suas promessas sacerdotais.

Em algumas dioceses de Angola a missa crismal já foi celebrada, no Uije celebrou-se nesta terça-feira, por razões pastorais e por ser já habitual naquela diocese, de recordar que Dom Francisco de Mata Mourisca celebrava também na terça-feira santa, para facilitar os padres do interior da Diocese celebrarem a missa da Ceia do Senhor, na tarde de quinta-feira santa.

Na sua homilia, D. Emílio Sumbelelo (na foto) exortou aos sacerdotes a serem fiéis e zelosos no exercício do seu ministério ordenado. E que devem amar, amparar e instruir doutrinalmente as comunidades que o bispo lhes confiou. Ser padre não é uma promoção humana nem se trata de um emprego, mas sim uma doação e serviço ao próximo.
 Também duma forma singular, os padres entregaram no ofertório a renúncia quaresmal 2014, que ele pediu na quarta-feira de Cinzas, a fim de se reabilitar a escola de catequistas que já reclama manutenção.
 A missa contou com a participação de todos os sacerdotes, diocesanos e religiosos, irmãs religiosas, seminaristas e o santo povo de Deus.
 No final, o bispo distribuiu aos padres párocos, o Círio Pascal que deverá ser utilizado no sábado, na missa da Vigília Pascal.

E na diocese de Benguela, também já foi celebrada a missa crismal, e foi presidida por Dom Eugenio Del Corso.

Dom Kiala Bispo do Sumbe celebrou a missa crismal nesta terça-feira, onde renovaram os votos, todos os sacerdotes daquela diocese. Na sua homilia Dom kiala disse que o sacerdote deve renovar constantemente a sua confiança e conformar a sua vida. O prelado adiantou que” vos sois chamados sacerdote do senhor mas é preciso viver a verdade do sacerdócio, ministerial que se fundamenta na participação que nos assemelha ao mistério de Cristo único e eterno sacerdote”. O prelado não deixou de chamar atenção do sacerdote em renovar continuamente e aprofunde sempre mais a consciência de ser ministro de cristo e administrador dos mistérios de Deus. Essa consciência de ser ministro de cristo implica também a certeza grata de ter sido da parte do senhor o escolhido gratuitamente, como instrumento vivo da obra da salvação.

Dom Kiala pediu ainda aos sacerdotes a serem fiéis ao ministério que assumiram diante do altar do senhor ajudando os fiéis a chegarem ao mistério da santidade. O prelado pediu aos fiéis a rezarem pelos sacerdotes e que não devem desencoraja-los, reforçando ainda aos sacerdotes, coragem e paciência no ministério.  

E na Diocese de Kuito-Bié exorta os sacerdotes a serem sinais de esperança e de alegria no meio do povo.

Presidindo a missa crismal nesta terça-feira com todos os padres diocesanos e religiosos  em missão no Bié, o prelado chamou atenção aos sacerdotes a que o anúncio do reino de Deus deve suscitar a cura dos corações torturados.

Dom José Nambi chama atenção aos padres para que as preocupações materiais do dia-a-dia não atrapalhem o encontro com o eterno sacerdote jesus Cristo.

Um outro apelo foi lançado as famílias, igreja domesticas para uma atenção especial a formação religiosa dos filhos, pois dom Nambi entende que o sacerdote começa a ser formado no seio familiar.