Bispos Reagem a morte de Dom Damião Franklin

Bispos Reagem a morte de Dom Damião Franklin

O Arcebispo de Luanda Dom Damião, morreu esta segunda-feira, na Africa do Sul, vítima de doença prolongada.

De todos os cantos do país e não só chegam reacções em relação a morte de Dom Franklin.

Da Diocese do Sumbe Dom Luzizila, exaltou a figura de Dom Damião como seu director espiritual quando frequentou o seminário maior de Luanda adiantando que estamos todos de Luto, de modo particular nos que fizemos parte da mesma província eclesiástica, e Dom Damião é o Arcebispo” vamos rezar continuar a rezar pela sua alma”. Dom Kiala fala da época em que Dom Damião foi seu professor” pessoa muito dedicada, meu director espiritual, uma figura que sempre admirei, um grande conselheiro, um Pai”.

O Bispo do Sumbe disse ainda que Dom Damião continuara a ser o intercessor de todos os fieis católico  de Angola e pede que as orações por essa figura não cessem, afirmando que Dom Damião nunca deixou-se abater pela fadiga, sempre a trabalhar, mesmo fraco e debilitado, mas estava sempre ali a pregar com vigor a servir os irmãos e a Deus.

E na diocese do Uíge Dom da Mata Mourisca Bispo emérito do Uíge, diz que Dom Franklin era uma figura de prestigio, um ponto de referencia no episcopado Angolano e a sua partida neste mundo deixa um grande vazio, rezemos ao senhor pelo seu eterno descanso, mas que também o seu lugar seja dignamente preenchido o quanto antes.

Dom da Mata Mourisca, lembra-se do último momento em que viu Dom Damião com bastante tristeza porque na sua opinião Dom Damião já andava deblitado”mas estava bem lúcido e tinha muita esperança que iria recuperar, mas isso não aconteceu, Deus tem os seus destinos os seus programas e temos que aceita-lo com muita fé e muito amor”.

A Igreja de Luanda reza as 18:30 missa de sufrágio na Sé Catedral até ao dia oficial das exéquias. A Igreja de Jesus na Cidade Alta está aberta ao povo de Deus e ao público em geral, com o livro de condolências e para a oração dos fiéis a favor do seu pastor.

A Igreja de Luanda observa o estado de Sede Vacante, a emissora católica recorda os ensinamentos de Dom Damião António Franklim.

Damião António Franklim, Arcebispo de Luanda partiu para casa do Pai hoje, 28 de Abril de 2014, as 15 horas, na África do Sul, por doença, segundo o comunicado da Chancelaria da Arquidiocese de Luanda.

E na diocese do Dundo Dom Estanislau Marques Tchindekasse, afirma que a morte de Dom Damião foi prematura e toda a igreja esta triste, com a partida de um homem que serviu a igreja com tanta abnegação, entrega, com muita energia, o que consola a igreja em Angola é que ele viva agora na luz da glória do senhor que ele sempre serviu.

E em Luanda as 18:30 vão se rezar em sufrágio na Sé Catedral até ao dia oficial das exéquias.

A Igreja de Jesus na Cidade Alta está aberta ao povo de Deus e ao público em geral, com o livro de condolências e para a oração dos fiéis a favor do seu pastor.

A Igreja de Luanda observa o estado de Sede Vacante, a emissora católica recorda os ensinamentos de Dom Damião António Franklin.