Luanda recebe Restos mortais de Dom Damião com lágrimas e dor

Luanda recebe Restos mortais de Dom Damião com lágrimas e dor

Os restos mortais de Dom Damião Franklin já se encontram na Sé Catedral, onde deverá ser cumprido um programa de exéquias fúnebres até a altura do seu funeral marcado para terça-feira (6).

Centenas de fiéis católicos e não só colocaram-se no trajecto do cortejo fúnebre para renderem a última homenagem àquele que foi o Arcebispo de Luanda.

Ao longo do trajecto vários citadinos de Luanda seguiram este momento a partir das janelas dos seus edifícios, enquanto outros abeiram-se da rua onde passou o carro com os restos mortais de Dom Damião Franklin.

O carro com a Urna percorreu a avenida 21 de Janeiro e desceu até a Sé Catedral de Luanda, passando pela Rua Revolução de Outubro em marcha lenta, o que permitiu que os vários movimentos eclesiais seguissem a marcha fúnebre com cânticos e orações.

Um momento testemunhado pela emissora católica de Angola que esteve entre os que acolheram os restos mortais de Dom Damião.

O corpo de Dom Damião ficará a ser velado durante esta noite na Sé Catedral, que abrirá as suas portas para todos os interessados.

As exéquias começam a com a primeira missa de corpo presente que foi rezada na Sé Catedral a partir das 18 horas deste domingo. O Corpo ficará em câmara ardente ao longo de toda noite na Sé Catedral, local em que muitas vezes celebrou e administrou sacramentos para os fiéis da sua Arquidiocese. A comunidade de fieis está convidada a velar o corpo de Dom Damião com oração na Sé Catedral.

Para esta terça feira está previsto um programa de homenagens de várias entidades e todos os interessados em darem o último adeus ao até então Arcebispo de Luanda.

A Rádio Ecclesia acompanha todos esses momentos com uma equipa de reportagem destacada.