Missão do Dumbi encerra festividades dos 80 anos de fundação

Missão do Dumbi encerra festividades dos 80 anos de fundação

Fundada a 23 de abril de 1933 pelos padres diocesanos vindos de Portugal, entre eles cónego Mora, Eduardo Augusto Cambua Álvaro Loze ambos vindos de Portugal.

Na mesma missão trabalharam também as irmãs reparadoras do sagrado coração de jesus que chegaram em 1952 vindas de Portugal.

A missão localiza-se na comuna do Dumbi município de Cassongue e conta com uma população estimada em 120.750 habitantes das quais 68.174 são católicos.

O sonho dos antigos estudantes do Dumbi é verem-na erguer-se dos escombros em que ela se encontra fruto dos conflitos coloniais e também da recente guerra que assolou o país.

A missão é assistida espiritualmente com 2 sacerdotes do clero secular da diocese do sumbe, nomeadamente Pe. Justino Lopes Gonga, superior e Genito Domingos Caneca, vigário cooperador.

As festividades da missão do Dumbi, decorreu de 10 a 15 de Junho, e celebrou a missa de encerramento Dom Luzizila Kiala Bispo local, que confirmou 73 fiéis, na ocasião Dom Kiala pediu aos fiéis, a renunciarem todas as praticas que manchem, os sacramentos da igreja católica, recordando algumas obras de santanas que devemos renunciar tais como o amigamento ou relação marital, e estar de costas viradas a Deus, a outra é a poligamia, ter tantas mulheres é obra de santanas, a feitiçaria, a inveja nunca estão contentes com o bem do outro, muito ódio que da origem em eliminar o outro, rancor é obra de santanas, temos que acabar com essas obras de santanas, acrescenta Dom Luzizila Kiala na homilia de encerramento dos 80 anos da missão do Dumbi.

A festa decorreu num clima de profunda comunhão eclesial, com procissão de velas e teve ainda uma noite cultural com musica gospel animada pelo Padre Calu e sua banda e a irmã Graciana.

{flexiaudio}14696{/flexiaudio}