Dom Pedro Luís António 1921-2014

Dom Pedro Luís António 1921-2014

Dom Pedro Luís António é filho de Luís António e de Rosa Antónia Alves de Carvalho. Nasceu aos 13 de Janeiro de 1921 na aldeia de Kanduku-Katchissapa, município de Caconda Província da Huila. Foi baptizado aos 28 de Agosto de 1921 na Missão Católica de Caconda/Huila.

Obedecendo ao chamado do Senhor que diz: “quem quiser seguir-me renegue-se a si mesmo” seguiu para o Seminário de Galangue também conhecido na altura como Seminário Nambi no Bié. Posteriormente foi para o seminário do Quipeio do então distrito Robert William, actual Kaála, tendo concluído está fase da sua formação religiosa no Seminário maior de Cristo Rei no Huambo.

A 20 de Julho de 1952 foi ordenado Presbítero, tendo começado a exercer o seu ministério Pastoral na Missão de Quipeio, mais tarde nas Missões de Cuima, Cambinda, Missão do Yola, Londuimbale e Alto Hama, esta última da qual foi fundador.

Em 1977 assumiu o cargo do Vigário Geral da Arquidiocese de Huambo. A 15 de Junho de 1979, foi nomeado por sua Santidade o Papa João Paulo II,    Bispo da Diocese de Silva Porto a qual ele (Dom Pedro) veio a intitular de Diocese de Kwito-Bié, tendo substituído no cargo Dom Manuel António Pires (Português). Recebeu a ordenação Episcopal no dia 29 de Junho na Sé Catedral do Huambo e a 5 de Agosto do mesmo ano, toma a posse do rebanho de Cristo no Bié na Sé catedral do Kuito dedicada a São Lourenço.

Dom Pedro Luís António assumiu o seu episcopado num período muito conturbado e delicado da história de Angola, onde as mais difíceis ideologias lançavam para a penumbra invisível e inacessível, a imagem de Deus entre os seus filhos. O seu munus pastorallis de um exímio, atencioso e mestre da fé, que diante de tantas dificuldades buscava o auxílio na providência divina por intermédio da oração.

Depois de 17 anos de Episcopado a Santa Sé na Pessoa do Papa João Paulo II concede-lhe um Bispo coadjutor (Dom José Nambi) que mais tarde passaria a ser bispo titular, passando dom Pedro para Bispo emérito em 1996.

O prelado passou desde então a residir no lar da CEAST em Luanda e em 2005 volta a diocese, onde apesar da idade avançada ainda conservava aquele optimismo e alegria de um bom Pai servindo, servindo de conselheiro admirado por todos.

Nos últimos anos Dom Pedro viu sua saúde deteriorar-se e inspirando imensos cuidados. Teve momentos de queda e melhoramentos. No entanto desde o mês de Maio do corrente ano o seu estado veio a agravar-se tendo internado no hospital central do Bié sob cuidados intensivos onde veio a falecer na noite de 25 de Julho do 2014. No esplendor da luz perpétua, Paz à sua alma.