IV assembleia da PROMAICA encerra com acções para o respeito à vida humana

IV assembleia da PROMAICA encerra com acções para o respeito à vida humana

Sob presidência de Dom Tirso Blanco bispo do Lwena, encerrou no Huambo a IV Assembleia da PROMAICA que aconteceu no Huambo de 27 a 31 de Agosto, sob o lema “Mulher de ti depende o progresso da humanidade “, onde participaram todas as delegações das dioceses e Arquidioceses do país, com excepção a de Cabinda.

Temas como: Defesa da vida, firmes na fé, famílias e novos desafios, foram alguns dos temas tratados nesta Assembleia.

Uma das recomendações saídas destas assembleias, foi a implementações de mais acções para o respeito a vida humana, destaque maior para o aborto.

Para as mulheres da PROMAICA, o conceito de vida nos dias de  hoje tem sido encarada como uma questão relativa, submetida aos mais variados mecanismos que a colocam em causa, por isso, realçam a necessidade de se tomar cada vez mais consciência sobre a gravidade de tais actos.

No documento saído desta nesta assembleia, uma das orientações foi que todas as arquidioceses e dioceses reforçarem as  campanhas de sensibilização, através de palestras e programas nos meios de difusão massiva,  no sentido de desencorajar tal pratica e promover o resgate dos valores morais e cívicos, assentes na fraternidade, solidariedade, diálogo, respeito, amor e santidade.

A missa de encerramento foi presidida por Dom Tirso de Jesus Blanco, e foi realizada no pavilhão Gino desportivo, Osvaldo Serra Van-Duném, na sua homilia o prelado, instou as mulheres católicas a reavivarem a sua fé em Jesus Cristo e serem promotoras de boas acções para o desenvolvimento da sociedade, e disse para que as mulheres tomem consciência do pecado e renunciá-lo deve ser o principal exercício do cristão.

 A Assembleia ratificou e propôs ainda algumas alterações ao estatuto da organização,  para adequá-lo à realidade actuais, que serão submetidas, para aprovação, à Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipe, (CEAST).