Núncio apostólico de visita a Arquidiocese do Lubango

Núncio apostólico de visita a Arquidiocese do Lubango

Núncio Apostólico, Dom Novatus Rogambwa, chegou esta Quarta-feira a Arquidiocese do Lubango, para um retrato de 4 dias aquela comunidade cristã.

Na cidade do Lubango, Dom Novatus Rogambwa, foi recebido pelo Arcebispo Metropolita Dom Gabriel Mbilingue, religiosos, religiosas, entidades governamentais e fieís católicos.

No Aeroporto da Mukanka, Padre Jonas Pacheco, fez a leitura do programa da actividade do Nuncio ao Lubango, onde consta encontros com diversas comissões e movimentos existentes na Arquidiocese, encontros com sacerdotes, seminaristas, noviças, visitas às Irmãs Contemplativas, à Paróquia de Nª Sª de Fátima dos Gambos e à Missão da Huíla, para além do encontro com as autoridades governamentais locais.

As primeiras palavras do Nuncio foram de agrdecimento ao convite do Arcebispo Dom Gabriel Mbilingue, em visitar a arquidiocese.

"Agradecer todos os presentes, facto que quando cheguei foi bem acolhido e principalmente aos jornalistas. Como acabamos de ouvir o programa e muito extenso e com muitas actividades onde vou poder falar mais, estou feliz em encontrar nesta arquidiocese uma comunidade activa e sei que vou aprender muito sobre a vida ecclesial e social da população deste parte de Angola e através dos jornalista espero que a minha saudação chega a toda a população do lubago, e dizer que estamos juntos em oração”.

Em relação a zona da chianda que também vai ser radiografada pelo núnci, Dom Novatus acrescenta” cada sofrimento das pessoas em qualquer lugar ou pais e o sofrimento da igreja e assim a importância da minha presença nesta zona, é baseada neste principio da igreja , quando uma parte da população tem problema todos temos, e gostaria de fazer chegar a solicitude do santo padre a esta população que continua a sofrer e dizer que estamos unidos, e quando haja possibilidade poderemos dar algo para aliviar este sofrimento”.

Dom Novatus Rogambwa, falou das questões sociais e económicas, o resgate de valores morais e cívicos e fez questão de salientar o papel dos catequistas, “ os catequistas são importantes na vida das actividades da igreja, encorajo o trabalho que eles têm feito em prol do crescimento da evangelização em varias comunidades”.

Dom Novatus, celebra no próximo Domingo no pavilhão multiusos de Nossa Senhora do Monte a missa de abertura do jubileu dos 100 anos de nascimento de Dom Altino Ribeiro, primeiro bispo daquela Arquidiocese, no encerramento da sua visita a Arquidiocese do Lubango.

{flexiaudio}15314{/flexiaudio}