Fiéis do Tômbwa celebram 123 anos de fundação da paróquia

Fiéis do Tômbwa celebram 123 anos de fundação da paróquia

Dom Dionísio Hissilenapo presidiu à eucaristia alusiva à festa da fundação daquela comunidade cristã fundada pelos missionários espiritanos.

Na sua homilia, o Bispo do Namibe exortou os fiéis a serem missionários em todos contextos de inserção da sociedade.

Os fiéis da paróquia de Nossa senhora do Rosário no município do Tombwa no Namibe acolheram o Bispo local Dom Hisiilenapo em período dos festejos do festejo dos 123 anos de fundação. A eucarística coincidiu com o aniversario do Bispo da Diocese os paroquianos daquela comunidade mostraram ao seu Bispo quanto o estimam, Para além de uma eucaristia bem preparada e vivida juntaram lembranças, mensagens e gestos que exprimiram os sentimentos da comunidade.

A paróquia da Nossa senhora do rosário foi fundada pelos missionários espíritanos nomeadamente o pe. Cónego Zagalo de nacionalidade portuguesa a paroquia conta neste momento com dois sacerdotes e quatro missionárias.

O município do Tombwa Localiza-se no litoral o município tem cerca de mas de mil habitantes é limitado a Norte pelos municípios de Namibe e a Este pelo município de Virei e pela província do Cunene a Sul pela República da Namíbia e a Oeste pelo Oceano atlântico. É constituído pelas comunas do Yona e Baia dos tigres. 

O município foi criado em 1895 e designou-se Porto Alexandre até 1975 a cidade do Tômbua é o principal centro urbano do município e nela vivem 60% da população que é na sua maioria pescadora. O município do Tômbua é o maior da província do Namibe sendo ocupado quase na sua totalidade pelo deserto do Namibe nos seus extremos na fronteira com a província do Cunene.

{flexiaudio}15405{/flexiaudio}