Diocese do Namibe acolhe festa das irmãs doroteias

Diocese do Namibe acolhe festa das irmãs doroteias

Sob o lema como família de Paula celebremos 80 anos de presença no dia 31 do corrente mês a família doroteana vai relembrar e celebrar a fundação da congregação das irmãs de santa doroteia de Paula em Angola.

A congregação da santa doroteia é uma congregação de religiosas católicas, fundada em 12 de Agosto de 1834 por Santa Paula Frassinetti.

Actualmente as irmãs doroteias estão presentes em várias partes do mundo e trabalham em colégios, paroquias  e comunidades carentes. 

A congregação vai celebrar 80 anos de presença em Angola e a Diocese do Namibe, será o palco das festividades por ser a primeira diocese de Angola a acolher as Missionarias vinda de Portugal em 1934, como nos fala a irmã Maria dos Céu Francisca da silva uma das primeiras missionarias que associou-se com as Missionarias.

“Tive a grande sorte de viver com as primeiras missionárias que aqui vieram, eu tinha naquela altura 21 anos de idade, agora estou com 71, e sempre encontra-mos grandes desafios aqui na diocese. Hoje em dia Namibe cresceu muito e os desafios também aumentam para a congregação”.

A congregaçao das irmãs de santa doroteia são um total de 58 irmãs, e a Diocese do Namibe conta com 4 missionárias.

A missa solene do encerramento das festividades terá lugar na paroquia de São Pedro se catedral, onde 3 irmãs farão votos perpétuos igualmente quatro celebrarão os 25 anos de vida religiosa.