Vice-presidente da CEAST fala das prioridades pastorais e vida sociopolítica do país nos últimos meses

Vice-presidente da CEAST fala das prioridades pastorais e vida sociopolítica do país nos últimos meses

Arrancou, esta manhã, a segunda assembleia anual ordinária dos bispos de Angola e São Tomé: “Reavivar a fé em Cristo nos fiéis” é o tema deste segundo ano do triénio pastoral sobre a Nova Evangelização a decorrer de 22 ao 29 de Outubro de 2014.

Durante a sessão de abertura, o Vice-Presidente da CEAST começou por fazer uma resenha dos principais acontecimentos da vida da Igreja desde a última assembleia dos bispos que teve lugar em São Tomé, bem como manifestou a preocupação dos bispos sobre a morosidade na resposta á sinistralidade rodoviária, a crise do ébola, exortando aos angolanos o contínuo esforço da reconciliação Nacional e a superação da intolerância política.

Enquanto igreja no mundo, o vice-presidente da CEAST, destacou de modo particular, acontecimentos como a canonização do papa João 23 e João Paulo II , o Sínodo dos bispos sobre a família e a beatificação do papa Paulo VI.

No plano social, várias são as preocupações mas é para o ébola que atinge alguns países da costa ocidental de África, a intolerância política e a sinistralidade rodoviária que recaiu a tónica.

Os bispos de Angola e são Tomé, auspiciam a superação da intolerância política, uma Comunicação Social mais plural equilibrada e aberta ao contraditório e aos diferentes actores sociais bem como a continuidade do esforço de reconciliação nacional nas suas múltiplas dimensões.

{flexiaudio}15498{/flexiaudio}