Nomeado o Arcebispo de Luanda

Nomeado o Arcebispo de Luanda

Dom Filomeno do Nascimento Viera Dias é o novo Arcebispo de Luanda, o anúncio foi feito esta Segunda-feira, pelo então administrador diocesano e Bispo auxiliar de Luanda Dom Zeferino Zeca Martins.

Dom Filomeno nasceu no dia 18 de Abril de 1958 em Luanda. Foi ordenado sacerdote a 30 de Outubro de 1983, pelo então bispo auxiliar de Luanda Dom Pedro Luís Scarpa.
Foi enviado a Roma ainda como padre onde licenciou-se em filosofia, na pontifícia Universidade Gregoriana e doutorou-se em teologia, na pontifícia Universidade Lutherana em Roma, em 1996.
Além disso o então padre Filomeno, estudou jornalismo comunicação social em Luanda e no Instituto Católico de Paris, diplomou-se em Praxes jurídico-administrativo na escola prática da congregação para o Clero em Roma.
Foi nomeado bispo auxiliar de Luanda no dia 30 de Outubro de 2003 e consagrado Bispo no dia 11 de Janeiro de 2004.
Nomeado Bispo de Cabinda no dia 11 de Fevereiro de 2005, pelo Santo Padre Papa João Paulo II.
Dom Filomeno tomou posse da diocese no dia 10 de Junho de 2006, cargo que continua a desempenhar.
Dom Filomeno foi membro da associação internacional Jaques Maritain para os estudos de desenvolvimento e do conselho fiscal da associação das universidades de língua portuguesa.
Actualmente é membro do Angolan Education Assistent Found com sede em Boston EUA, como também da sociedade científica da Universidade Católica Portuguesa.
É vice-presidente da CEAST-Conferencia Episcopal de Angola e São Tomé e desde o dia 29 de Março de 2014 é membro do pontifício conselho para cultura.