“Reforço a formação bíblica nos jovens” encerra VI assembleia da pastoral Juvenil

“Reforço a formação bíblica nos jovens” encerra VI assembleia da pastoral Juvenil

De 18 a 21 de Dezembro de 2014, teve lugar na Missão de São Pedro e São Paulo Kukema, na diocese do Kuito, a VI Assembleia Diocesana da Pastoral Juvenil sob o lema “Bem-Aventurados os humildes de coração porque herdarão a terra, Mt (5,5) com a participação de 72 delegados vindos das diferentes Paróquias, Missões e Centros da Diocese onde se fez notar a ausência das missões do Kwemba, Kutato, Tchikumbi e Chanhora.

O acto de abertura foi presidido por sua Excelência Reverendíssima Dom  José Nambi, Bispo da Diocese de Kuito-Bié.

Nesta Assembleia debruçou-se sobre os seguintes temas:

  • Desafios da juventude biena no testemunho da verdade e da caridade, dissertado pelo Reverendo Padre Alberto Tchingui Sanbuale Vigário paroquial de São José do Kunje
  • Desafios da pastoral de conjunto, dissertado pelo Reverendo Padre João Gonçalves Neto Director da Missão anfitriã.

Ainda foram aprovados os seguintes documentos normativos:

  • Regulamnetto da taça Cristo Rei  (futebol onze).
  • Emendas ao estatuto da Comissão Diocesana da Pastoral Juvenil.
  • Proposta do plano metodológico de formação Bíblica nos grupos juvenis.
  • Proposta do calendário das actividades da Pastoral Juvenil para 2015.

Durante a assembleia produziu-se as seguintes deliberações:

  1. Conclusões
  2. A Igreja é essencialmente profética, por isso, os Jovens são chamados a viver e defender a sua fé de todas as ameaças que se apresentem sob forma de promoção pessoal.
  3. A relação entre os jovens e os demais agentes de pastoral deve basear-se no amor, na paz e reconcialiação, trabalhando em conjunto para a messe do Senhor
  4. Nos relatórios apresentados, persistiram a falta da prestação de contas e dificuldades de alinhamento das actividades em correspondência com as conclusões e recomendações das assembleias anteriores.
  5. Recomendações
  6. Que os jovens não troquem a sua fé por outras propostas sejam elas políticas, culturais ou mesmo religiosas que não sejam puramente Cristãs.
  7. Que os conflitos entre os jovens e demais agentes de pastoral não sejam geridos mas sim resolvidos com base na fraternidade e no diálogo aberto.
  8. Que o estudo e meditação Bíblica seja constante e sistemático a nível dos grupos de Pastoral, adoptando o plano metodológico aprovado. Contando para tal com a ajuda pontual dos párocos, de dois em dois meses.
  9. As paróquias que têm mais de dois grupos juvenis e que ainda não têm comissão paroquial da juventude que façam esforços de cria-las em 2015; assim como os grupos de casais jovens.
  10. Que as Paróquias, Missões e Centros, regularizem as suas quotas na CDPJ, referentes ao ano 2014, e que os próximos relatórios  se façam acompanhar da prestação de contas financeiras.
  11. Que a actividade desportiva em 2015 se faça com base no regulamento da taça Cristo-Rei.

Kukema aos 21 de Dezembro de 2014

Os Delegados