São Tomé e Príncipe abre ano da vida consagrada

São Tomé e Príncipe abre ano da vida consagrada

O Papa Francisco anunciou que o ano de 2015 será dedicado à Vida Consagrada. O anúncio foi feito durante a 82ª Assembleia Geral da União dos Superiores Gerais (USG), realizada em Roma, em novembro de 2013. É Dentro deste clima envolvente que a Diocese de São Tomé e Príncipe está a vivenciar a SEMANA DA VIDA CONSAGRADA em que foram convocados todos os consagrados e consagradas, sacerdotes e alguns leigos a participarem deste encontro que teve a abertura esta Segunda-feira 26 de Janeiro de 2015.
A abertura foi feita pelo Senhor Bispo Dom Manuel António Santos ,  que por sua vez apresentou os objetivos e a metodologia da semana da Vida consagrada.

 O tema central foi presidido pelo orador Sr. Padre Francisco Brito  “O ANO DA VIDA CONSAGRADA: RAZÕES E OBJETIVOS.
Objectivos do ano da Vida Consagra
1) Fazer memória agradecida
2) Abraçar o futuro com esperança
3) Viver o presente com paixão

Neste ano, queremos reconhecer e confessar a nossa fraqueza, mas queremos também “gritar” ao mundo com força e com alegria a santidade e a vitalidade que estão presentes na Vida Consagrada.
Estamos bem conscientes de que o momento presente é “delicado e cansativo”, como afirmava o Beato João Paulo II, na Vita Consecrata (13) e de que a crise que atravessa a sociedade e a própria Igreja, toca plenamente a Vida Consagrada
Mas queremos assumir esta crise não como a antecâmara da morte, mas como um kairos, uma ocasião favorável para o crescimento em profundidade e esperança, motivada pela certeza de que a Vida consagrada nunca poderá desaparecer na Igreja, porque “foi querida pelo próprio Jesus Cristo como parte irremovível da sua Igreja” como afirma o Pepa Bento XVI.
A paixão fala de enamoramento, da verdadeira amizade, de profunda comunhão.

 A Vida Consagrada trata de tudo isso, e é isso que dá beleza à vida de tantos homens e mulheres que professam os conselhos evangélicos e seguem “mais de perto” a Cristo, neste estado de vida.
Foi no âmbito desta reflexão que a Diocese de São Tomé e Príncipe viveu o primeiro dia da semana da Vida Consagrada.

Irmã Mizé Deolinda da Companhia de Santa Teresa de Jesus “ Irmãs Teresianas.