Espiritanos comemoram os 150 anos de presença em Angola

Espiritanos comemoram os 150 anos de presença em Angola

Horácio Pascoal Manuel Tchiwale e Juventus Hasamoah Bonsu são dois jovens da congregação do Espirito Santo que neste dia 31 de janeiro de 2015 emitiram os seus votos perpétuos diante de seus confrades e santo povo de Deus, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima. Um dia que antecedeu o acto abertura do Jubileu dos 150 de presença dos missionários da congregação do espirito Santo em Angola, cuja celebração solene terá lugar na histórica e monumental missão católica do Cuando.

Num ambiente de fé e oração, Horácio Tchiwale e Juventus Bonsu caminharam para o altar do Senhor e deram o seu sim definitivo para fazerem parte da família espiritana através dos três votos evangélicos, pobreza, castidade e obediência.

O superior provincial dos Espiritanos em Angola padre Maurício Camutu à luz da liturgia da palavra de Deus destacou a presença de Jesus nas tempestades da vida.

Padre Maurício Camutu considerou na sua homilia que nos nossos dias muitos por causa do medo são enganados e se engana com falsas promessas e apelou aos presentes confiarem em Deus.

Inspirando-se na primeira leitura do livro de Jeremias o presidente da celebração realçou a dimensão profética que acompanha todo o cristão no seu dia-a-dia. Padre Maurício Camutu referiu ainda na sua pregação que muitas vezes o baptizado descura a sua dimensão de baptizado, deixando-se por falsos, como adivinhos, curandeiros, feiticeiros.

Aos dois jovens que emitiram os votos perpétuos o superior provincial dos padres espiritanos em Angola pediu-lhes coragem e despirem-se do medo, a confiar em Jesus na sua vida consagrada e missionária.

E os professos na pessoa de Horácio Tchiwale, deixaram a uma mensagem de agradecimentos aos presentes, a Deus, confrades da congregação do Espirito Santo, ao grupo coral, familiares e convidados.

Texto: Arnaldo Sapele