Bispos da CEAST querem mais colaboração entre a igreja e o estado

Bispos da CEAST querem mais colaboração entre a igreja e o estado

No cumprimento dos trabalhos do 1ª dia, da 1ª Assembleia ordinária dos bispos da CEAST no Lwena, os prelados católicos visitaram nesta Quarta-feira a sede do governo provincial do Moxico, onde foram recebidos pela vice-governadora Cacuassa Bento.

O primeiro a tomar a palavra foi o Bispo Anfitrião Dom Jesus Tirso Blanco, que destacou aimportancia do evento que pela primeira vez se realiza na diocese que pastoreia.

“ É uma ocasião para nos de tomar contacto toda a conferência episcopal com a realidade da província do Moxico que é a maior de Angola”.

De seguida Dom Gabriel Mbilingue destacou o evento como uma oportunidade que a conferência tem de entrar em contacto com a realidade ecclesial e social e das províncias.

“ Por isso não estranhem que nós chegando aqui queiramos de facto encontrar as autoridades governamentais para nos falarem um pouco daqueles aspectos que são próprios da colaboração que devem existir entre a igreja e o estado para que a igreja possa de facto realizar a sua missão social, evangelização tem essa dimensão social já que o homem que somos chamados a evangelizar esta, vive num contexto histórico social, político e económico determinado”.

E a vice-governadora Cacuassa Bento, em nome do Governador Jão Ernesto dos Santos Liberdade, falou os níveis de desenvolvimento que a província tem registado nos últimos tempos.

{flexiaudio}16339{/flexiaudio}