Espiritanos encerram simpósio sobre presença em Angola

Espiritanos encerram simpósio sobre presença em Angola

Terminou neste sábado 11 de Abril o primeiro simpósio sobre a presença dos espiritanos em Angola. A actividade se enquadrou na vivência do ano Jubilar pelos 150 anos de presença dos missionários em Angola. 

Chamado a encerrar o primeiro simpósio sobre a presença dos espiritanos em Angola, o superior provincial Pe. Maurício Camuto apelou os confrades da sua congregação à fidelidade e a terem em conta os que primeiros missionários fizeram. E ao santo povo de Deus pediu oração.  

Padre Kamutu falou das tarefas a levar acabo durante o ano jubilar e depois que se circunscrevem no trabalho de recuperação das infraestruturas, contratos com as dioceses,  formação mais séria e profunda das línguas dos povos  e seus costumes.  

E padre Jerónimo Kahinga que proferiu o tema, a missão na  perspectiva da Redemptoris Missio e Evangelli Gaudium podemos extrair o espírito de missão que todo o missionário 

Por sua vez o arcebispo emérito do Lubango apresentou o testemunho do perfil do  padre Lecomte, o missionário que evangelizou o centro-sul de Angola. De acordo com o prelado padre Lecomte para poder evangelizar melhor os povos aprendeu as línguas locais, o que nos nossos dias  não se tem notado em alguns missionários .

E o padre José dos Santos Gonçalves do clero diocesano felicitou os missionários espiritanos por tudo quanto fizeram.  

E a irmã Tecla das irmãs do Imaculado coração de Maria, Filhas d’África considera o evento como uma oportunidade de rever o que os fundadores da congregação do Espirito Santo  padres Poullarts Places e Libermann fizeram e como fizeram

E neste sábado quadro quatro temas foram abordados tais como enraizados em Cristo e enviados pelo Esprito Santo. A espiritualidade missionária espiritana, pelo padre Bernard Duchene, Espiritanos em Angola, a partir de 1977. Desafios do passado, do presente e perspectivas do futuro à luz dos capítulos e Conselhos ampliados provinciais, pelo padre Bernardo Bongo, a missão na perspectiva da Redemptoris Missio e Evangelli Gaudium, pelo Padre Jerónimo Kahinga, por último os missionários do espirito Santo em Angola. Testemunho de um pastor, tema proferido por dom Zacarias Kamwenho, arcebispo emérito do Lubango.

De salientar que a 17 de  maio próximo os missionários do espirito santo terão uma peregrinação no monte otchimbango, Tchinguar, na diocese do Kuito- Bié.