Santuário de NªSr.ª de Fátima de calulu centro de fé e oração

Santuário de NªSr.ª de Fátima de calulu centro de fé e oração

Sob o lema “Com maria peregrina de Calulo reavivamos a nossa fé”, fieis de varias dioceses de Angola, rumaram para diocese do Sumbe para participarem na peregrinação, que teve inicio esta Sexta-feira e encerra Domingo 10 de Maio.

Várias reflexões serão apresentadas durante o período em que vai decorrer a peregrinação e o destaque vai para as reflexões sobre o islamismo e o fenómeno da propagação das seitas religiosas em Angola.

Vigília, momentos de oração e confições, preenchem os dias em que os peregrinos permanecem no santuário.

O momento mais alto deste sábado é a procissão de velas, que tem como ponto de partida a missão e vai percorrer as artérias de Calulu até ao santuário. Haverá também o momento de adoração do santíssimo.

A peregrinação será encerrada com uma celebração eucarística presidida pelo bispo diocesano Dom Luzizila Kiala.

Breve história de Nossa Senhora Peregrina do Calulo

Conhecida hoje de Nossa Senhora Peregrina, é a mesma Nossa Senhora de Fátima, da Cova da Iria, de Portugal. Com os começos do Santuário do Calulo que no dia 12 de Maio deste ano será oficialmente erecto de Santuário Diocesano Mariano da Diocese do Sumbe, quisemos chamá-la de Peregrina pela peregrinação da sua Imagem na antiga Arquidiocese de Luanda por iniciativa de Sua Excelência Reverendíssima, Senhor D. Manuel Nunes Gabriel então Arcebispo de Luanda de que o Kwanza-Sul fazia parte. Ouçamos o Pe. Marcelino: “O Cinquentenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima for celebrado em toda a Arquidiocese de Luanda, sendo a parte principal do programa, a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora às várias comunidades cristãs da Arquidiocese, (Luanda, Malanje, Dalatando (Salazar),Saurimo (Henrique de Carvalho), Sumbe (Novo Redondo), Mbanza-Kongo e Uíje (São Salvador) e Cabinda).

O mesmo foi erecto canonicamente a santuário diocesano no dia 12 de Maio do ano de 2013 pelo Arcebispo Dom Benedito Roberto, então Bispo do Sumbe.