Todos temos que caminhar juntos e no mesmo sentido apelou Dom Queiroz

Todos temos que caminhar juntos e no mesmo sentido apelou Dom Queiroz

Centenas de fiéis, seminaristas, sacerdotes, irmãs de diversas congregações religiosas percorreram no domingo de corpo de Deus algumas ruas da cidade do Huambo com devoção, orações e cânticos na tradicional procissão de corpo de Deus.

O presidente das cerimónias da procissão de Corpo de Deus foi o arcebispo do Huambo dom José de Queiroz Alves que apelou no fim da adoração do santíssimo sacramento a todos os presentes á responsabilidade e à irmandade entre todos e com todos. De acordo com o prelado é preciso sentir a responsabilidade de todos caminharem no mesmo sentido na sociedade onde todos se sintam unidos.

Dom Queiroz Alves referiu ainda no seu discurso neste ano jubilar pelos 75 anos da fundação da diocese do Huambo todos devem ter os corações reconfortados.

E o porta-voz da procissão e presidente da comunicação social na arquidiocese do Huambo padre Augusto Epalanga considerou a participação dos fiéis como sendo positiva uma vez que os fieis mesmo de baixo de um sol escaldante não  ficaram desencorajados, tendo destacado na ocasião a mobilização feita pelos agentes de pastoral nas suas comunidades.

A irmã Adriana Lopez  Amparo da congregação das Josefinas da Vila Seca Esparza associou, procissão ao Jubileu dos 75 anos da diocese do Huambo e ao ano da vida consagrada.

Importa realçar que a origem da solenidade do corpo e sangue de Cristo remonta ao século XII, quando a Igreja católica sentiu a necessidade de realçar a presença real do ,,Cristo, no pão  consagrado. A festa  do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a bula. Transiturus de hoc mundo,, de 11 de Agosto de 1264 , para ser celebrada na quinta-feira após a festa da santíssima trindade.

Na festa do corpo de Deus todos os cristãos católicos são chamados a reflectirem no mistério da Eucaristia como fonte da vida da Igreja. A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituída na ultima Ceia quando Jesus disse,” este é o meu corpo, este é o meu sangue, fazei isto em memória de mim”.

Texto de Arnaldo sapele