Diocese de São Tome realiza encontro de párocos

Diocese de São Tome realiza encontro de párocos

Teve início nesta Segunda-feira 13, na Comunidade Claretiana de São Tomé, o Encontro de Párocos claretianos da Delegação Dependente Angola e São Tomé (DDASTP).
Dois temas foram abordados na abertura do encontro em que Dom Manuel, bispo de São Tomé esteve presente, “Paróquia centro da Evangelização e o Padre enquanto Pároco e as suas funções”.

A primeira reflexão foi apresentada pelo Bispo Diocesano Dom Manuel António, e o segundo foi apresentado pelo Padre Miguel Gomes.

“Obrigado Senhor por este momento que nos ofereceis para alimentar nossa espiritualidade segundo o carisma que o nosso fundador Santo António Maria Claret nos deixou e enraizados em Cristo renovamos a nossa configuração e identidade claretianas, deixando-nos forjar pelo Coração Imaculado de Maria enquanto filhos e ela enquanto nossa Mãe, Madrinha e nossa Mestra”.

Nesta Terça-feira prosseguem os trabalhos com os temas sobre administração paroquial, uma reflexão orientada pelo Senhor Dr. Olinto da Silva e Sousa Daio.
A Missão de Pastor é um dos aspectos que foram salientados nessa reflexão, isto é, o Pároco deve, na Paroquia que lhe confiada, providenciar para que a palavra de Deus seja integralmente anunciada a todos os que residem na Paroquia, instruindo os fiéis leigos nas verdades da fé, tendo sempre presente o seu múnus de ensinar, santificar e governar e administrar.