Festa da Santa Ana já movimenta fiéis de várias dioceses do país

Festa da Santa Ana já movimenta fiéis de várias dioceses do país

É já neste final de semana que acontece a 8ª peregrinação ao santuário de santa Ana de Caxito, que tem como lema “ Com Santa Ana caminhemos todos reavivando a fé em cristo”.

Na cidade de Caxito encontram-se já vários devotos, com destaque para senhoras, a concentração maior dos peregrinos esta prevista para Sábado 25, dia em que acontece a procissão de velas pelas ruas da cidade de Caxito.

O programa da peregrinação foi apresentado pelo padre Jesus Mupey:

“ Sábado as 8h acontece o acolhimento e distribuição da água benta, as 10h acontece o acto penitencial e confissões, as 15h acontece a oração e transladação da imagem de Santa Ana, da Sé catedral ao centro socio-pastoral João Paulo II.

As 17h acontece a missa de acção de graça, que acontecerá no centro socio-pastoral João Paulo II.

A procissão de velas acontece as 19h, em que os peregrinos vão caminhar pelas ruas da cidade de Caxito, com a reza do terço e cânticos.

O santuário foi construído em 1885, é um dos locais de eleição de devotos, repositório das preces de todos quantos recorrem as benesses da Santa Ana, principalmente para o alcance de bênção relacionado com a maternidade ou o recurso a sua atenção maternal.

Santa Ana recebe um culto especial entre os santos, pois colaborou com o plano de Deus ao educar sua Filha, na obra do Espírito Santo, para fazer frutificar os dons maravilhosos postos por Ele na alma da futura Mãe do Senhor. Foi no seu ventre que Deus predestinou Maria a tornar-se a Mãe do seu Filho, salvação dos pecadores. Ao louvar Santa Ana nos colocamos sob a sua proteção e nos inspiramos nela como modelo para as nossas vidas.

 A Festa de Santa Ana que comemoramos sábado e Domingo, 25 e 26 de Julho, a Festa e Procissão, é sempre um momento especial que favorece a reflexão e fortalece a fé cristã. Sendo Padroeira da Diocese de Caxito este louvor de Santa Ana é mais do que a festa de uma paróquia, mas deve reunir todos os seus filhos em uma grande celebração de fé e gratidão por Ela, que intercede por nós perante Cristo.