Bispos criticam discurso de guerra e apelam tolerância política no país

Bispos criticam discurso de guerra e apelam tolerância política no país

O Episcopado angolano desdobra-se em apelos para a paz. Depois da apresentação do ano Jubilar dos 150 anos, a apresentação do 1º Congresso Eucarístico Nacional. Neste dia 15 de Agosto com o lançamento das festividades multiplicaram-se os apelos.

Para o bispo da diocese do Namibe não se justifica numa altura como esta ouvir de alguns políticos discursos musculosos que ao invés de unir dividem as aspirações do povo angolano.

Dom Dionísio Hisiliapo apela a uma reconciliação efectiva entre os partidos políticos, assim como ponderação na linguagem.

Caminhamos a passos largos para os 40 anos de independência nacional, entretanto e vivemos os 13 anos de paz, não se justifica que ainda assistimos esse tipo de discursos musculados e sem reconciliação, afirma Dom Dionisio Hisilenapo. na Sé catedral do Namibe.

Por sua vez Dom José Nambi, bispo do Kuito Bié, disse não entender a insistência na guerra por parte de alguns políticos. “Quando cheguei ao Kuito encontrei tudo partido e hoje depois de algum tempo tempos vários sinais de esperança, deveríamos fazer tudo para preservar este bem que nos é caro”, disse. Para Dom José Nambi, os missionários e os homens de boa vontade devem unir esforços a bem da paz.

A Diocese do Kuito Bié está preparar-se para a festa dos 75 anos de existência. Igual que Luanda e Huambo, a diocese foi criada em 1940 de que fazia parte toda a zona leste, o Moxico e as Lundas.