Muxima 2015: missa, reza de terço e procissão de velas marcam abertura

Muxima 2015: missa, reza de terço e procissão de velas marcam abertura

Este sábado os peregrinos que já se encontravam no santuário, foram brindados com uma missa as 7h da manha, celebrada pelo pároco da Muxima Padre António Cartagena e animado pelo coro pastorinhos da Muxima.

A reza do Angelus as 12h Bispo Dom Joaquim Ferreira Lopes, e as 15h a Via- sacra que foi conduzida pelo Padre José Diogo Jerónimo (Zola).

Na missa de abertura presidida por Dom Joaquim Ferreira Lopes e concelebrada pelo Bispo do Namibe Dom Dionísio Hisilenapo, também esteve o secretário da Nunciatura Apostolica.

O prelado começou por saudar os presentes e desejou boas vindas a todos na abertura solene da peregrinação Muxima 2015, acontece sob lema “Reavivar a fé dos fiéis leigos em Cristo”. O que se pretende é exactamente fazer com que aos fiéis tomem consciência da realidade sobrenatural da fé nas suas vidas, acrescentou Dom Joaquim, na homilia da celebração eucarística que deu inicio a peregrinação Muxima 2015.

“ Maria é o modelo mais perfeito daquele que acredita em Deus e põe nele toda a sua confiança”, afirma o prelado, adiantando ainda que “ vir ao santuário da mãe é um momento privilegiado para escutar a sua vos que ressoa aos nossos corações como outrora em cana da Galileia no casamento “fazei o que ele vos disser”.

O bispo de Viana deixa um conselho aos peregrinos, “ cada peregrino deve escutar neste importante momento de passagem pelo santuário a voz de Maria dentro do seu coração”, “ faz o que eles vos disser”, isto é procurar escutar sempre aquilo que Deus te vai revelando para que a tua vida seja um verdadeiro testemunho de fé”.

De recordar que a peregrinação encerra este Domingo 6 com uma missa pontifical em que o presidira Dom Dionísio Hisilenapo, este ano o bispo convidado Muxima 2015.