Nos 40 anos da independência Bispos rezam com a comunidade de São João Baptista

Nos 40 anos da independência Bispos rezam com a comunidade de São João Baptista

A conferência episcopal de Angola e São Tome deslocou-se este Domingo 8 de Novembro, a comunidade de São João Baptista e rezou com os fiéis da Diocese de Caxito.

Presidiu a eucaristia Dom Gabriel Mbilingue, e contou com a presença do Núncio Apostólico em Angola, Dom Petar Ragic.

Na sua homilia Dom Mbilingue adiantou aos presentes que a celebração Eucaristia é de acção de graça, a Deus pai todo-poderosos pelos 40 anos de independência.

“Colocamos sobre o altar do Senhor o sacrifício dos angolanos e angolanas que derramaram o seu sangue para o alcance da independência nacional. Recordamos todos os homens e mulheres, vivos ou mortos, que deram o melhor de si para que Angola, hoje, tivesse alcançado a sua autonomia política e económica: deram a sua juventude, sacrificaram os seus planos de vida, o seu futuro, ficando sem estudar, ficando órfãos ou viúvas ou longe da família, sofreram o exílio, foram torturados nas prisões, oprimidos e privados de quaisquer direitos, despojados da sua dignidade. Outros exerceram o seu patriotismo e contribuíram para o processo da libertação no campo da educação, da saúde, da formação técnico-profissional…evangelizando, anunciando Jesus o Salvador. O alcance da independência foi obra de muitos heróis e heroínas conhecidos uns, anónimos outros, mas a Deus todos presentes.

Rezamos pelos órfãos e viúvas/os das guerras antes e depois da independência que tiveram lugar no nosso País; pelas vítimas das desigualdades sociais nos nossos dias e peçamos a Deus a docilidade ao Espírito Santo para a busca de soluções, pois acreditamos no Deus que nunca abandona os seus filhos e filhas que n’Ele depositam a sua confiança”. 

O prelado prossegui dizendo “Damos graças a Deus por todos os benefícios que d’Ele recebemos antes, durante e ao longo dos 40 anos da nossa independência. Cada um saberá…Renovamos o nosso compromisso de viver o Evangelho e a nossa fé em Jesus; reavaliamos o percurso, nos comprometemos a melhorar o que fizemos bem e a corrigir o mal; reavivar o nosso compromisso social, criando, com a ajuda de Deus, uma sociedade mais humana e fraterna, atenta aos mais pobres e marginalizados, livre de todos os males que põem em causa a dignidade da pessoa humana”.

Participaram da celebração todos os bispos da Conferencia Episcopal de Angola e São Tomé, CEAST, sacerdotes, religiosos e religiosas, e fieis leigos.

Dom Gabriel Mbilingue, presidente cessante da CEAST e arcebispo do Lubango, falou ainda na sua homilia, das pobres viúvas protagonistas da liturgia deste Domingo.   

“ A viúva de Sarepta e a humilde viúva de Jerusalém, duas mamãs na condição de máxima necessidade, mas que têm uma imensa riqueza de confiança em Deus e de generosidade para com o próximo. As duas são figuras emblemáticas da verdadeira atitude do crente diante de Deus: a única riqueza de que nos podemos orgulhar diante dele é a da disponibilidade a despojar-nos do que temos, muito ou pouco que seja, para o partilharmos com os outros. A generosidade é riqueza, ao passo que o apego ao dinheiro é sempre miséria e pobreza espiritual”.

Finalizou dando graças a Deus na vivência da nossa fé, “ na via do amor, da generosidade, da simplicidade e da partilha, buscando sempre a reconciliação com Deus, com os irmãos e com a inteira criação para uma paz duradoira na nossa querida Pátria. Deus continue a dar-nos a sua bênção”!

Imaculado Coração de Maria, Padroeiro de Angola, Rogai por nós. Amen