Arcebispo de Luanda quer uma igreja mais missionária ao encontro dos pobres

Arcebispo de Luanda quer uma igreja mais missionária ao encontro dos pobres

Mais de quinhentas mil pessoas vinda de diversas paróquias de Luanda e não só acorreram a paroquia São João Paulo II em Talatona para testemunharem o encerramento dos 75 anos da Arquidiocese de Luanda.

A abertura do Jubileu foi no dia 7 de Dezembro de 2014, e vários acontecimentos foram vividos, entre elas a Tomada de Posse do novo Arcebispo, a missa com os presos na Comarca de Viana, procissão do Corpo de Deus, ordenações diaconais e sacerdotais, peregrinação Jubilar ao Santuário da Muxima, adorações ao Santíssimo em todas as Paróquias e em simultâneo, a Homenagem aos defuntos mais destacados da Diocese, exposição de Arte, o concerto de Música Sacra e por ultimo a Conferência sobre a Evangelização de Luanda, que aconteceu este Sábado 5.

Celebrou Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias, com presença de Dom Alexandre Cardeal do Nascimento, concelebraram Núncio Apostólico de Luanda e São Tomé, e vários bispos da CEAST.

Uma igreja mais missionária que caminha com os mais pobres foi um dos apelos deixados por Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias.

Na sua homilia, o Arcebispo de Luanda fez uma incursão pelos factos que estiveram na origem do que hoje é a Arquidiocese de Luanda, que remontam ao último quartel do século XVI concretamente em 1576.

Por Luanda passaram Dom Moisés Alves de Pinho, primeiro bispo (1940 - 1966), Dom Manuel Nunes Gabriel (1966 - 1975), Dom Eduardo André Muaca (1975 - 1985), Dom Alexandre Cardeal do Nascimento (1986 - 2001), actual cardeal arcebispo-emérito, Dom Damião António Franklin (2001 - 2014), Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias desde 2014.  

{flexiaudio}17645{/flexiaudio}