Huambo realiza XXIV semana de Pastoral

Huambo realiza XXIV semana de Pastoral

Teve início na manhã desta terça-feira a XXIV semana de pastoral arquidiocesana no seminário Maior de Cristo Rei. Na  sua XXIV edição a semana de pastoral tem sido um momento privilegiado para se analisar, reflectir e programar a vida pastoral de cada comunidade cristã.

De acordo com a intenção do santo Padre, com o plano pastoral da CEAST e com as necessidades pastorais da Igreja no Huambo, a XXIV semana de pastoral da arquidiocese tem como central a eucaristia, a misericórdia e a paróquia.  

No acto de abertura o arcebispo do Huambo dom José de Queiroz Alves falou da importância do evento. O prelado destacou ainda a dimensão do ano litúrgico e de pastoral como convite para seguir a Cristo no Seu mistério de salvação tendo passado em revista algumas datas a celebrar no presente ano tais como o dia 21 de Janeiro de 1941 quando foi nomeado o primeiro bispo da diocese do Huambo então Nova Lisboa.

Dom Queiroz Alves disse por outro lado que o Huambo será palco do congresso eucarístico nacional no próximo mês de Agosto, no âmbito dos 150 anos da segunda etapa da evangelização em Angola, uma empreitada levada a cabo pelos missionários do espírito santo a partir de Ambriz em 1866.

Com a realização do congresso eucarístico nacional no Huambo uma dose de responsabilidade pesa sobre todos os membros, considerou o arcebispo do Huambo dom Queiroz Alves que também falou do valor para a Igreja do ano Santo da Misericórdia como momento de conversão e arrependimento dos pecados.

A XXIV semana de pastoral arquidiocesana tem a duração de três dias e temas como a paróquia evangelizadora, o ano eucarístico, o ano santo da misericórdia estão entre outros em abordagem

E neste segundo dia da XXIV semana de pastoral arquidiocesana o ano Santo da misericórdia foi o primeiro tema desta quarta-feira proferido pelo padre Emílio Kalunda do clero diocesano do Huambo.

Na presença de cerca de trezentos participantes entre sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos de distintas paróquias padre Emílio Kalunda pôs em relevo as razoes da existência na história da Igreja do ano santo.

O sacerdote disse durante a sua apresentação que a misericórdia exige de todos a abertura para com o próximo e realçou aspectos do dia-a-dia com que o ser humano se debate na igreja e na sociedade tais como a vingança, o ódio.

De salientar que para este dia 13 de Janeiro de 2016 o Cristão leigo na vida social e económica do país, efeitos e gestão da crise económica nas famílias bem como o ponto de situação referente ao ultimo sínodo sobre a família.

Certo é que no fim de cada tema, trabalhos de grupos seguidos de plenária fazem parte da dinâmica da semana sem fugir o costume das semanas de pastoral já realizadas.