Milhares de peregrinos rumaram ao monte Tchimbango

Milhares de peregrinos rumaram ao monte Tchimbango

Vindos de diversas partes da diocese e do país, milhares de peregrinos afluíram neste Domingo ao santuário do monte Tchimbango, dedicado a NªSrª de Fátima, no município de Chinguar na Diocese do kuito Bié.

A tradição destas peregrinações remonta desde o ano de 1942, quando o Padre Álvaro Soares da congregação do Espírito Santo, organizou a primeira peregrinação aquele monte, situado cerca de 5 km a sul da sede municipal do Chinguar e a 80k da sede capital do Kuito.

O ponto mais alto da rumaria deste ano, foi a Eucaristia celebrada pelo Bispo convidado, que veio da Diocese do Dundo, Dom Estanislau Marques Tchidekasse.

{flexiaudio}18355{/flexiaudio}

Reza a história que a missão do Chinguar foi fundada a 4 de Setembro de 1942, numa primeira sexta-feira do mês pelo padre Álvaro Soares da Silva, da congregação do Espirito Santo, e em Novembro do mesmo ano realizou-se a primeira peregrinação ao Monte do Tchimbango.

Nesta primeira escalada ao morro levou-se a imagem de Nossa Senhora de Fátima, com orações do terço ao longo de todo o caminho.

A 13 de Maio de 1943 rezou-se a primeira missa no Monte Tchimbango em honra de Nossa Senhora de Fátima e a 19 do mesmo mês celebrou-se a festa da missão pelo então bispo na altura Dom Ildefonso, primeiro bispo do Bié.

A 21 de Outubro de 1943 teve início a demolição da capelinha que, numa primeira fase, daria a construção de uma outra, tais acções nunca aconteceram. Em Maio de 1976, Dom Manuel Pires, bispo do Bié, benzeu o monumento construído pelo altar e o cruzeiro. 

Em maio de 2003, o Núncio Apostólico de Angola, Dom Ângelo Bechio, presidiu a missa de peregrinação ao monte, numa peregrinação que contou com a participação de um grande número de missionários, comemorando os 300 anos de fundação da congregação do Espírito Santo.

A 13 de Maio de 2012, aconteceu a bênção de lançamento da primeira pedra para a edificação da nova capela, resultado dos trabalhos de forma rudimentar pelo actual padre da missão Agostinho Loureiro, com ajuda dos cristãos da sua missão. Um ano depois, na mesma data, o actual Bispo da Diocese do Kuito-Bié, Dom José Nambi, elevou o Monte Tchimbango à categoria de santuário diocesano com o decreto nº 2 de 20013.

Actualmente a missão é dirigida pelo padre Agostinho Loureiro.

Antes passaram pela missão, os padres Álvaro Soares da Silva (1941-1944), António Teixeira (1944-1948), Guilherme Ribeiro (1949-1951), Manuel Guerra e Carlos Alberto (1952-1954), Arnaldo Habraken (1955-1987) e Mateus Grunths que ficou desde 1988 a 1975.