Bispo emérito do equador vai a enterrar na diocese do Luena

Bispo emérito do equador vai a enterrar na diocese do Luena

Os restos mortais de Dom Gonzalo Lopez, falecido no passado final de semana no Moxico vão a enterrar esta Quinta-feira na diocese do Luena.

Dom Gonzalo era membro da Congregação dos Missionários Carmelitas descalços, que tiveram um grande contributo no processo de evangelização em Angola. A confirmação histórica é do Padre Pedro Augusto, Vigário da Congregação que está em Angola para acompanhar as exéquias de Dom Gonzalo.

Segundo o sacerdote esta congregação concretiza um sonho de Santa Tereza de Jesus mística e doutora da Igreja, no seculo XVI.

As marcas desta missão estão ainda nas estruturas do antigo convento dos carmelitas, actual paróquia do Carmo, entregue nos dias de hoje aos frades dominicanos.

O Carmelo é também o lugar onde os frades carmelitas  deixaram a suas pegadas da clausura numa Luanda dos anos 1800.

 Os Carmelitas em Angola por força da orientação mais conventual da ordem foram abandonados pelo que não tiveram continuidade missionária, em todo país.

O Padre Pedro Augusto disse ainda que Angola sempre esteve no coração do Carmelo.

Há 25 anos, as carmelitas descalças contemplativas só não vieram porque o percurso histórico dos conflito não facilitou.

Esta congregação instalou-se também no Moxico, no longínquo município do Alto Zambeze, para onde foi como Missionário o falecido Bispo.

A glória da missão carmelita fica marcada pelo nome de Dom Gonzalo de nacionalidade espanhola e missionário equatoriano em Angola.

No fim de 40 anos de episcopado, escolheu Angola para morrer no sonho de Santa Teresa de Jesus. Aqui como um grão de trigo que morre para dar fruto.

{flexiaudio}18370{/flexiaudio}