Santo António! “Sim a Vida e não ao aborto” afirma Dom Petar Rajic

Santo António! “Sim a Vida e não ao aborto” afirma Dom Petar Rajic

Nesta Segunda-feira 13 de Junho, os caminhos dos devotos de santo António foram dar ao santuário situado na diocese de Caxito em Kifangondo.

Não obstante de ser um dia de trabalho normal, não impediu que o santuário tivesse uma moldura humana, que louvou, rezou e cantou para o Santo padroeiro casamenteiro.

Varias actividades, entre novena e procissão, preencheram a semana de mais um dia dedicado a santo António.

O ponto mais alto teve lugar nesta segunda-feira, 13 de Junho.

Uma missa celebrada pelo Núncio Apostólico Dom Petar Rajic e concelebrada pelos bispo de Caxito Dom António jaka e Dom Mário Lukunde bispo de Menongue, e pelos sacerdotes pelos sacerdotes do clero de Caxito.

Dom Petar começou por fazer uma resenha da vida de santo António, que tinha o nome de Fernando, na qual a igreja celebra este dia 13 o dia em que santo António passou para a vida dos céus.

Santo António é um dos 33 Santos da igreja católica proclamado doutor da igreja, também chamados evangélicos doutor.

O Núncio, na sua explanação não deixou de focar na família “ hoje as famílias estão em crise, e é cada vez mais desafiante e propenso as várias crises que vão surgindo a redor da família,  hoje em dia a família é colocada em várias provas, mas temos que ter atenção que Deus nos dá a vida e pede que façamos a nossa parte”.

Deus esta acima de tudo; acrescenta o prelado” não é justo que em muitas famílias a mulher é sacrificada e violentada, isso não pode ser, a mulher é uma auxiliar da família e não escrava da mesma”

Santo António nasceu de uma família bastante católica que respeitava os direitos canónicos existentes, disse o representante do santo padre em Angola e são Tomé.

O núncio focou ainda a sua homilia na lei de Deus “não matar”, e adiantou que o aborto que em muitos países são aprovados como lei, “ estes países estão contra a lei da vida, temos que defender a vida desde a sua concessão até a fase final a morte final”

Ao concluir, Dom Petar disse que o santo que hoje celebramos esta sempre a interceder por nós “ a imagem de Santo António nos apresenta ele com um menino no colo, aquele menino é Jesus que esta nos braços a interceder por todos nós”.

Dom Petar não deixou de chamar atenção as crianças que são bênções para os seus pais, insistiu ainda que continuemos a condenar a pratica do aborto, e finalizou dizendo que continuemos a nos amar uns aos outros.

{flexiaudio}18529{/flexiaudio}