“ Festas do Monte sejam uma cooperação em busca do bem comum entre os cristãos” exorta Dom Mbilingue

“ Festas do Monte sejam uma cooperação em busca do bem comum entre os cristãos” exorta Dom Mbilingue

A arquidiocese do Lubango, deu início ao programa religioso da edição de 2017 das Festas de Nossa Senhora do Monte.

A celebração solene de convocação de todos os habitantes para as festas da Padroeira da Cidade do Lubango, teve lugar nesta terça-feira 1 de Agosto na Esplanada da Capelinha de Nossa Senhora do Monte.

A capela foi construída em 1901, onde um grupo de madeirenses pediu a colaboração de outros e se acercou do pároco da freguesia de São José do Lubango., em frente estava o padre Manuel Francisco Pessoa da Luz, que imediatamente deu o seu patrocínio a ideia da construção duma capela em honra à Nossa Senhora do Monte.

A capela ainda se encontrava em construção, quando, em 15 de Agosto de 1902, o pároco celebrou uma missa campal junto a ermida inacabada, diante uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, levada da paróquia.
Entretanto as obras prosseguiam. Crescia o entusiasmo. Surgiram ofertas mais significativas.

Concluía-se a capelinha, e em nome do Bispo de Angola e Congo, fez-se a bênção da imagem de Nossa Senhora á 14 de Agosto de 1903, e todos os anos, no dia 15 de Agosto, a população do Lubango e arredores subia a capelinha de Nossa Senhora do Monte para celebrar a romaria que se tornou tradicional, até aos dias de hoje.

{flexiaudio}20584{/flexiaudio}

A celebração das festas de Nossa Senhora do Monte foi presidida por Dom Gabriel Mbilingue, Arcebispo do Lubango.