Bispo funda associação para atender projectos sociais

 Bispo funda associação para atender projectos sociais

A Informação consta do Diário da Republica de Angola III Série Nº 99 de 26 de Maio de 2017. O órgão oficial da Republica de Angola que escreve, no seu sumário ordinário, uma associação para o interesse da Igreja Católica de Benguela.

Trata-se da Associação São Francisco de Assis,  com a sigla ASF. A entidade sem fins lucrativos é propriedade da Diocese de Benguela ao serviço da comunidade. Os seus conteúdos são inspirados pelos valores da Doutrina Social da Igreja, pelos princípios de solidariedade, transparência, ética e democracia

Para Avelino Sakatego Venâncio, 27 anos, secretário da gerência da ASF, a proposta da sua criação nasceu no interesse de ajudar as comunidades a gerir projectos de impacto social em vista ao desenvolvimento das comunidades, paróquia e missões da Diocese de Benguela. O seu maior interesse é incentivar a organização informar do trabalho como forma de propor as famílias a ter uma renda com pequenos ofícios.

A instituição tem como data legal da criação 04 de Julho de 2017, segundo o documento do cartório local, na cidade de Benguela. Tem a duração de 36 anos da presente data até 2050, podendo depois prorrogar-se para mais algum tempo.

Actualmente controla já alguns projectos de interesse social e de impacto público estando em ascensão para novos. O alvo actual é pessoas portadoras de deficiências, como o projecto de concerto de triciclos para os utentes.