Aberto Jubileu dos 50 anos da CEAST

Aberto Jubileu dos 50 anos da CEAST

Antes da celebração eucarística do IVº Domingo da Quaresma, foi feita a abertura do Jubileu dos 50 anos da Conferencia Episcopal de Angola e São Tomé na Diocese do Namibe.

Coube ao Presidente e o vice-presidente da CEAST, Dom Filomeno e Dom José Imbamba despirem a placa que tem as seguintes escrita “ CEAST 50 anos 1967-2017”.

Na missa da abertura das celebrações Dom Filomeno presidente da eucaristia falou que o momento que a igreja católica em Angola esta reunida no Namibe acontece num momento particular em que a CEAST esta de parabéns por completar 50 anos.

“ A celebração deste jubileu de ouro da nossa conferência episcopal junta-se um outro e grandioso jubileu longínquo no tempo mas rico de expressão e cheio de significado, a ordenação a 500 anos, portanto a 5 séculos do 1º bispo nativo, originário, destas terras que hoje constitui a nossa querida Angola, trata-se de Dom Henriques filho do rei do Congo, Dom Afonso, ordenado em Lisboa e depois enviado a Mbanza Congo onde por pouco tempo exerceu o ministério episcopal e veio a falecer”.  

E o Vice – presidente da CEAST Dom José Manuel Imbamba, agradeceu o acolhimento dos fiéis católicos de Namibe, e disse estar feliz pela igreja que esta a ser construída no Namibe, "A igreja de pedras vivas que nasce sob o alicerce de São Pedro, o patrono da catedral, esta igreja que tem profética anunciadora das coisas boas e belas que Jesus Cristo nos oferece”.

Dom Imbamba fez questão de referenciar da marca que os bispos deixam na diocese do Namibe, “ Que esta marca seja indelével, que essa marca seja um estímulo, um apelo e um compromisso para que verdadeiramente continuemos a construir motivo de alegria de realização, de satisfação para todos aqueles a quem somos chamados a servir”.

Os bispos deixaram a bênção apostólica aos habitantes do Namibe para que Deus seja sempre, momento de oração e felicidade para todas as famílias.

A celebração aconteceu na Sé catedral do Namibe paróquia de São Pedro, presidiu Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias, co celebram os Bispos, Dom José Manuel Imbamba, Dom António Jaca, Dom Dionísio Hisielenapo, Dom Gabriel Mbilingue, Dom Benedito Roberto, Dom Queiroz Alves, Dom Estanislau Tchidekasse, Dom Tirso Blanco, Dom Luzizila Kiala, Dom Vicente Carlos Kiazico, Dom almeida Kanda, Dom Emilio Sumbelelo, Dom José  Nambi, Dom Eugenio Del Corso, Dom Pio Hipuniaty, Dom Zeferino Zeca Martis, Dom Xingo Ya Hombo, os secretários da CEAST e os sacerdotes da diocese do Namibe.

A celebração contou ainda com as presenças dos fiéis católicos do Namibe, religiosos e religiosas, entidades governamentais, empresários e convidados.